IRE

« Back to Glossary Index

O IRE é uma unidade de medida do sinal de vídeo composto. Seu nome é derivado das iniciais do Instituto de Engenheiros de Rádio ou Institute of Radio Engineers. O termo IRE tem duas aplicações principais:

  1. Unidade de medida elétrica referente a iluminação de uma cena

O valor de 100 IRE foi originalmente definido para ser a faixa do nível de preto ao branco em um sinal de vídeo. O valor de 0 IRE corresponde a uma tensão de zero voltes durante o período do pulso de apagamento. O pulso de sincronismo é normalmente 40 IRE abaixo do valor zero, assim, de pico a pico, um sinal todo branco deve ser igual a 140 IRE.

A rasão do IRE ser uma medida relativa é devido ao fato do sinal de vídeo poder ter qualquer amplitude. Esta unidade é usada nas normas ITU-R BT.470 as quais definem os padrões PAL, NTSC e SECAM.

2. Institute of Radio Engineers

Institute of Radio Engineers foi uma organização que representava os engenheiros eletrônicos, eletricistas e da área de rádio. Deu origem ao O Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos ou IEEE.

 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.