A Inteligência Artificial no combate ao novo Coronavírus

Listen to this article

Um dos campos mais avançados da computação é uma das principais armas contra o novo Coronavírus.

A busca por vacinas e drogas que possam combater o novo Coronavírus são a maior aposta para o controle da pandemia. Uma grande aliada para isso é a Inteligência Artificial. Um dos campos tecnológico mais utilizado da computação em outras áreas, agora assume os holofotes no combate ao vírus.

Embora a quarentena atrase a curva de disseminação do vírus, ela não é capaz de imunizar a população, portanto, inúmeros projetos de pesquisa trabalham em conjunto com o período de quarentena para tentar encontrar uma solução à Covid-19.

Nestes projetos científicos, muito se tem falado sobre inteligência artificial. A biomedicina, bem como a indústria farmacêutica vem utilizando modelos matemáticos inteligentes, uma combinação de redes neurais e mineração de dados, com o propósito de encurtar o tempo de pesquisa, além de tornar mais fácil investir em substâncias que realmente possam fazer efeito.

Essas técnicas podem realizar projeções de como uma droga se comportaria no corpo humano, antes dos experimentos “in vitro” e “in vivo“, segundo o artigo “Redes neuronais artificiais: aplicações nas ciências farmacêuticas” dos autores João Rui Barbosa de Alencar e Maurício Bezerra de Souza Jr.

Além disso, é possível também investigar, através de “receitas” inteligentes, quais substâncias podem ou não ter efeito no combate ao vírus, como foi feito com um super computador da IBM.

Na Universidade de São Paulo (USP), um projeto de pesquisa em busca da vacina contra o novo Coronavírus já utiliza experimentos “in vitro” para avaliar o poder de substâncias contra a ação do vírus nas células do corpo humano.

Servidor

IBM Summit A Inteligência Artificial no combate ao novo Coronavírus
Foto: IBM/Divulgação

A inteligência artificial e a ciência

Inteligência artificial é o grande nome para diversas áreas do conhecimento. Ela se encaixa perfeitamente em muitos campos, sobretudo científicos.

A ciência adota uma posição de evolução em pilares. Um dos pilares da ciência, é desenvolver ferramentas capazes de transformar os métodos convencionais em novos métodos, com o propósito de aprimorar e reduzir o tempo na descoberta de novas soluções.

Essa ciência trabalha na solução de problemas e também no esclarecimento de dúvidas. A inteligência artificial foi capaz de provar e “fotografar” o primeiro buraco negro na história.

Isso só foi possível por que cientistas conseguiram criar um modelo que conseguiu unir as informações e dados capturados pelos cientistas e transformá-los em uma figura ilustrativa, que pode ser facilmente entendida e visualizada por pessoas comuns.

Essa imagem retrata exatamente os dados capturados e mostra como é, de forma real, um buraco negro que até então nunca tinha sido fotografado da forma como foi.

Buraco negro A Inteligência Artificial no combate ao novo Coronavírus First Black Hole
Buraco negro A Inteligência Artificial no combate ao novo Coronavírus First Black Hole

A Inteligência artificial também foi capaz de ajudar aos pesquisadores a realizar diagnósticos de doenças mentais. Um estudo publicado pela Universidade de São Paulo mostra resultados satisfatórios na utilização de redes neurais e mineração de dados para identificar pacientes com essas doenças.

E não só as doenças mentais são diagnosticadas através de inteligência artificial. Há estudos como a “Inteligência artificial para auxiliar o diagnóstico clínico na medicina“, publicado pela revista mexicana Alergia México que aprofunda o diagnóstico clínico através da modelos inteligentes como a mineração de dados.

Diante do exposto, não há como negar a importância da inteligência artificial, sobretudo no combate ao novo Coronavírus. Nenhuma doença mobilizou tanto os cientistas como a Sars-Cov-2.

O tempo médio no desenvolvimento de uma vacina é de aproximadamente 10 anos. No entanto, com a inteligência artificial e tantos projetos de pesquisa simultâneos, a previsão para uma vacina contra a Covid-19 é de apenas 18 meses.

Esse tempo ainda é considerado alto mediante a gravidade do problema, que afeta a economia e a vida de bilhões de pessoas em todo o planeta.

O mundo sequer imaginava parar completamente como parou por causa de um inimigo invisível. Combatê-lo pode levar tempo, e esse tempo nós ganhamos ficando em casa.

 

Origem: TecStudio.com.br

 

Eng. Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Gostaria de sugerir alguma notícia ou entrar em contato, clique Aqui!

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.