Pesquisa Pró-Vigil: 71% das empresas não incorporaram IA na segurança física

Listen to this article

O provedor de soluções remotas de monitoramento, gerenciamento e dissuasão do crime por vídeo habilitado para inteligência artificial, Pro-Vigil, publicou recentemente seu último relatório de pesquisa, denominado  “O estado da segurança física entrando em 2024”.

O quarto relatório anual “revelou que, apesar de um quarto das empresas relatar um aumento de incidentes de segurança física em 2023, as estratégias de segurança continuam desatualizadas”, de acordo com o anúncio da empresa.

“Isso é especialmente evidente quando se trata da adoção e educação em inteligência artificial (IA) como um componente das estratégias de segurança física”, diz o anúncio do Pró-Vigil.

Para entender melhor as ameaças à segurança física que as empresas enfrentam hoje e o que estão fazendo para combatê-las, a Pro-Vigil entrevistou líderes de operações em uma variedade de setores, incluindo construção, concessionárias (carros/caminhões/barcos/trailers), varejo e manufatura, entre outros.

As principais conclusões da pesquisa focada em IA incluem:

As empresas demoram a adotar IA em estratégias de segurança

  • Embora as empresas tenham relatado um ligeiro aumento na adoção de serviços de monitoramento remoto de vídeo (RVM) em 2023, 71% não integraram a IA em sua estratégia de segurança. 23% não sabem se estão usando IA.
  • 29% acreditam que a IA pode ser uma ferramenta útil na luta contra o crime, enquanto 57% não têm a certeza.
  • Mesmo assim, 72% disseram não estar preocupados em usar IA.

Incidentes de segurança física impactam os resultados financeiros

  • 25% dos entrevistados observaram um aumento nos incidentes de segurança física em 2023, próximo dos 28% relatados em 2022 e 2021, contra apenas 20% em 2020.
  • 26% acreditam que o aumento de incidentes pode ser atribuído ao aumento da criminalidade local, enquanto 23% dizem que a culpa é da economia.
  • 32% das empresas afirmaram ter sofrido atrasos nos projetos devido a incidentes de segurança física, com 30% a reportar danos aos ativos.

Percepções do crime no próximo ano

  • 55% dos entrevistados estão mais preocupados com o crime do que há um ano.
  • 87% prevêem que o número de incidentes de segurança física aumentará ou permanecerá o mesmo em 2024, com 27% acreditando que esse número aumentará.

 

 

 

 

 

 

 

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.