Computação na nuvem é base da nova TI do século XXI, revela Gartner

Listen to this article

A TI está mudando de forma irreversível e se tornará cada vez mais presente na vida de pessoas e empresas. A previsão foi apresentada pelo vice-presidente sênior de pesquisas do Gartner, Peter Sondergaard, na última terça-feira (25/10), durante o Gartner Symposium ITxpo 2011.

O executivo afirmou que a Tecnologia da Informação vem deixando de ser objeto de uma área específica – a de TI – para se tornar um setor de grande impacto nos negócios. Na prática, executivos de todas as áreas e níveis estão mudando sua percepção e passando a ver a tecnologia como um instrumento de grande contribuição para os negócios. Essa mudança será alavancada por quatro fatores: cloud computing, computação social, informação e mobilidade. “É a combinação destes quatro fatores que vai mudar a tecnologia como a conhecemos”, afirmou.

Sobre a nuvem, o executivo afirmou que, de acordo com as previsões do Gartner, os serviços em nuvem vão crescer cinco vezes mais até 2015, atingindo 19% dos gastos gerais das empresas com TI. Ainda assim, Sondergaard ressaltou que, com gastos de US$ 74 bilhões em 2010, a nuvem ainda representa somente 3% dos gastos das empresas.

 

origem: http://www.revistaip.com.br/article.php?a=1175


Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV


Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.