Câmeras de monitoramento entram em funcionamento nos próximos dias

Indaiatuba já conta com 16 câmeras de vigilância instaladas em 12 pontos da cidade, interligadas à Central de Monitoramento por fibra ótica. Os equipamentos estão em fase final de testes e para o início do monitoramento falta apenas a instalação do software e o treinamento dos operadores da Central.

O engenheiro eletricista responsável pelo projeto de monitoramento, José Alexandre Tonelli, explica que o treinamento dos funcionários que vão atuar no local não é simples. “Eles precisam estar preparados para observar e filtrar as imagens com a eficiência necessária para assegurar o funcionamento de todo o esquema de monitoramento”, diz. São oito monitores que se revezarão em turnos de seis horas, mantendo a Central em funcionamento 24 horas por dia.

A prioridade do sistema é zelar pelo trânsito na cidade, mas as câmeras também serão utilizadas para detectar todo e qualquer tipo de conduta suspeita, principalmente aquelas de caráter delituoso. “Quando um movimento considerado anormal é registrado por uma das câmeras existe um procedimento que culmina no acionamento de alguma força policial, podendo ser a Guarda Municipal, a Polícia Militar, a Civil ou mesmo uma agente de trânsito”, explica Alexandre.

Até esta semana três câmeras operam em esquema de testes e a previsão da Administração Municipal é que todo o sistema esteja em pleno funcionamento até o fim do mês. “Para isso é preciso ter o programa necessário para um efetivo controle das câmeras e os funcionários devidamente treinados e disponíveis para atuar”, explica. Outra novidade é que uma viatura do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) contará com uma câmera transmitindo ao vivo para a Central, facilitando uma abordagem em diver-sos aspectos.

Origem: http://www.portalnovidade.com.br

Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

[code]
Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas,
jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão.
Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.'[/code]

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.