20 Câmeras no carnaval de Santos

Listen to this article

Para garantir aos santistas e turistas um excelente Carnaval, a
prefeitura reforçará os serviços públicos de saúde, segurança e limpeza
urbana. Na orla da praia, onde cinco tendas oferecerão bailes
carnavalescos, e na Passarela do Samba Dráusio da Cruz, local do
desfile oficial das escolas samba, na Zona Noroeste, mais de 600
profissionais estarão trabalhando para proporcionar tranquilidade à
população.

A SMS (Secretaria de Saúde), além dos costumeiros plantões nos prontos-socorros e hospitais, disponibilizou 79 funcionários do Sesamu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) para assistir às 25 mil pessoas (público e sambistas), que estarão diariamente participando do desfile das escolas. Serão 51 maqueiros comandados por duas enfermeiras e distribuídos em grupos de três, dando cobertura nas 15 arquibancadas, camarotes, pista, concentração e dispersão. Seis ambulâncias, sendo duas de suporte avançado (uma UTI e outra adaptada) e quatro de suporte básico irão permitir a remoção rápida de quem correr risco de vida, sofrer mal súbito ou se acidentar. Serão 14 servidores nesse grupo e duas ambulâncias são cedidas pela empresa Medical Line. No posto médico, outros 12 profissionais, entre médico, enfermeiras, auxiliares de enfermagem e de higienização, serão os receptores de todos os casos encaminhados pelos demais integrantes da equipe.

A SMS também manterá duas campanhas de prevenção entre os foliões. A primeira é da Coordenadoria de DST/Aids e Hepatites, com 23 agentes na passarela do samba, distribuindo camisinhas e folhetos explicativos. A equipe vem trabalhando desde o último dia 7 em todos os eventos carnavalescos, com a meta de contatar 72 mil pessoas. Outro grupo de agentes, do Cempri (Centro Municipal de Prevenção Primária ao Uso de Substâncias Psicoativas) percorrerão os bailes nas tendas, nos dias 21 e 22, e a passarela no primeiro dia de desfile, para distribuir 12 mil ventarolas ‘Cachaça não é água, não!’, contendo orientações sobre prevenção ao uso e abuso de álcool.

– Policiamento:

A segurança durante os dias de folia, também é prioridade para a prefeitura que, por meio da Seseg (Secretaria de Segurança) escalou para o trabalho noturno 180 guardas municipais e 200 guardiões-cidadãos, que atuarão em conjunto com as polícias Militar e Civil, na prevenção e na repressão, para manter a tranquilidade nos locais de maior concentração popular. Parte do efetivo estará patrulhando as praias, auxiliado pelo SIM (Sistema Informatizado de Monitoramento), que possui 20 câmeras vigiando toda a orla, desde o mar, faixa de areia, jardins e avenidas à beira-mar. Atenção especial será dispensada às cinco tendas na orla, onde acontecerão quatro bailes e três matinês. Na área de desfile, na Zona Noroeste, outra parcela de guardas e guardiões, além de policiais militares e do Corpo de Bombeiros, estará de prontidão para manter a ordem e atender a ocorrências, dentro e fora da passarela do samba. Duas câmeras fixas, localizadas na concentração e na dispersão, registrarão todos os acontecimentos num raio de 600 metros.

– Limpeza urbana:

Por serem pontos facultativos os dias de Carnaval, a Terracon, empresa contratada para executar a limpeza urbana no município, não sofrerá alterações no seu cotidiano de trabalho, permitindo que todos os serviços de coleta e limpeza funcionem normalmente. No local do desfile, uma equipe extra de 24 ajudantes gerais fará a varrição da passarela nos intervalos entre a passagem de uma e outra escola.

 

Origem: Clicklitoral


Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Importante:

‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas,
jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão.
Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.