Copa em 2014: DF instalará 900 câmeras para garantir segurança

Listen to this article

Quem vier para Brasília assistir à Copa em 2014será monitorado 24 horas. Isso porque até 2012 a Secretaria deSegurança do Distrito Federal pretende implantar 900 câmeras no PlanoPiloto, onde se concentrarão os jogos, e nas cidades-satélites, queservirão de dormitório e devem abrigar seleções que queriam treinar emalgum dos estádios das redondezas. 

Segundo o secretário de Segurança do DF,Valmir de Oliveira, o projeto está quase pronto e aguarda a licitação.Mas, a instalação de algumas câmeras já começou. A regiãoadministrativa do Itapoã, que fica a cerca de 30 km de Brasília, contacom 29 câmeras espalhadas pelo local. “Já houve 55,6% de redução decrimes no local”, afirma. 

O número de crimes no Distrito Federal caiu de 111.240 registros em2008 para 110.606 em 2009. Uma queda de 0,6%. A tendência, segundo osecretário, é manter essa diminuição até a realização dos jogos em2014. Para Oliveira, é necessário um aumento de 1.500 policiais noquadro da segurança, mas a demanda ainda não saiu do papel. “Desde 2008estamos tentando aumentar o efetivo da Polícia Militar. Hoje, em 2010,esses policiais ainda não chegaram,” pondera.

Apesar do investimento em segurança, a violência urbana não preocupao secretário. “O quadro [da segurança pública] é ótimo considerandovárias áreas pelo Brasil, mas precisamos ter cuidado”, diz Oliveira. Osecretário distingue os tipos de delitos cometidos no Plano Piloto enas outras regiões administrativas. No primeiro, os crimes mais comunssão o furto e o roubo à residência, devido ao alto poder aquisitivo dosservidores públicos que moram e trabalham nos governo. Já nos arredoresde Brasília predomina a violência à pessoa. A droga é problema em todoo DF, principalmente o crack.


Origem: Redação 24 Horas News

 

 

Marcelo Peres

Editor do Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Escreva para mim:

mpperes@guiadocftv.com.br

 

 

Importante:

 

‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.