Câmeras de monitoramento vão auxiliar PM em Guajará-Mirim, RO

Listen to this article

Instalação das câmeras devem ser concluída até o próximo dia 30.

Objetivo é reduzir crimes na fronteira e auxiliar guarnições no policiamento

Um sistema de monitoramento eletrônico com 15 câmeras será usado para auxiliar o serviço das guarnições da Polícia Militar (PM), em Guajará-Mirim (RO), a 330 quilômetros de Porto Velho. A ação está sendo feita pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) para tentar reduzir a criminalidade na região de fronteira com a Bolívia. A instalação dos postes e das câmeras deve ser concluída até o próximo dia 30.

De acordo com a PM, a escolha dos locais de instalações das câmeras de vídeo foi definida em pontos estratégicos conforme dados estatísticos da quantidade de ocorrências de furtos e roubos no município. Uma torre de aproximadamente 30 metros de altura foi instalada no batalhão da unidade para receber o sinal via Wi-Fi e transmitir as imagens para a central de monitoramento.

As câmeras ficarão em postes a dez metros de altura e, apesar de não captarem áudio, possuem visão noturna, filmam em 360º e podem fazer imagens com distância de até 2, 5 km, sendo que até 500 metros a imagem é legível.

A operação do sistema será feita pelos próprios policiais militares que trabalham na central de operações da corporação. Os agentes deverão passar por uma capacitação específica para manusear as imagens obtidas.

O comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM), major Lauri Guillande, acredita que as imagens poderão ajudar a elucidar vários crimes porque irão registrar rostos e roupas de suspeitos, veículos e placas.

Entre os pontos estratégicos estão bancos, terminal rodoviário, rotatórias, correios, hospitais, vias públicas de maior movimentação de veículos, semáforos, porto oficial  e BR 425 próximo ao campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

“Procuramos cobrir as entradas e saídas da cidade e rotas de fuga. Pontos sensíveis onde há um maior fluxo de pessoas que aumenta a possibilidade de haver algum furto ou roubo. As câmeras vão ajudar o serviço dos policiais em tempo real e também no armazenamento das imagens que irão ficar no sistema por até 30 dias e podem ser usadas em investigações”, explicou Guillande

origem: http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2015/11/cameras-de-monitoramento-vao-auxiliar-pm-em-guajara-mirim-ro.html

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.