Câmeras reduzem pela metade roubo de veículos em São Leopoldo

Listen to this article

Segundo a polícia, número foi reduzido em 51% em 2010 na comparação com 2006.

O número de roubos de veículos foi reduzido em 51% em 2010 na comparação com 2006, quando ainda não havia o sistema de monitoramento – ele foi instalado em 2007. Na comparação com 2009 e o ano passado, a redução é de 8,2%. Em 2006, foram 732 roubos de veículos registrados pela Brigada Militar, contra 358 em 2010. Em 2009, foram 390. Também os furtos de veículos diminuíram de acordo com o levantamento da BM. Houve redução de 31% no ano passado na comparação com 2006, quando foram registradas 627 ocorrências, média de 1,71 por dia. Em 2010, segundo a Brigada Militar foram furtados 427 veículos. Como o roubo e o furto diminuiu, a recuperação de veículos também vem reduzindo. Em 2009, a Brigada Militar recuperou 619 veículos e, em 2010, 536."As câmeras são uma ferramenta que está nos possibilitando chegar a estes resultados’’, diz o capitão Luciano da Cunha Veríssimo, que responde pelo comando do 25.º Batalhão de Polícia Militar (BPM). "Por meio das imagens conseguimos um diagnóstico. Quando se consta uma atitude suspeita é enviada uma equipe para o local. As câmeras são indispensáveis.’’ O sistema de videomonitoramento foi implementado no Município em setembro de 2007, inicialmente com 27 câmeras. Atualmente são 65.

Ideia é ampliar ainda mais o número de câmeras de vigilância

A secretária municipal de Segurança Pública (Semusp), Eliene Amorim, diz que São Leopoldo, das 11 cidades no Estado que contam com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), fora a capital, é a cidade com maior número de câmeras de videomonitoramento. O Município conta com 65 câmeras. "Temos câmeras em todos os pontos da cidade, em entradas e saídas do Município’’, diz. Cinco delas estão instaladas na BR-116.De acordo com a secretária, a ideia é ampliar o número de câmeras. "Já existe projeto para ampliar o Território de Paz para a Feitoria, Arroio da Manteiga e Rio dos Sinos. Além do Território de Paz no bairro Vicentina, o projeto inicial previa a iniciativa na Feitoria, Arroio da Manteiga e Rio dos Sinos’’, diz a secretária.

Na vicentina

"Em função da verba só estão sendo elaboradas e feitas as ações no bairro Vicentina. Por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania ( Pronasci) e o Programa Estadual de Segurança Cidadã (Proesci), iremos nos mobilizar para ampliar o número de câmeras nas demais regiões da cidade.’’O Sistema Integrado de Monitoramento (SIM) é monitorado pela Guarda Civil Municipal e Brigada Militar 24 horas. "A parceria é muito boa. É um trabalho de integração’’, afirma a secretária.

As conquistas do Orçamento

A titular da Semusp, Eliene Amorim, diz que além das 65 câmeras em funcionamento, outras duas ainda devem ser implementadas. "Quinze câmeras foram conquistadas por meio do Orçamento Participativo (OP) e 13 delas foram instaladas. Faltam duas’’, diz o diretor da Guarda Civil Municipal, Eduardo de Oliveira. "No início, a comunidade era um pouco reticente em relação à instalação das câmeras, acreditando que tiravam a privacidade, mas, depois, perceberam o benefício que trazem, reduzindo o número de roubos de veículos, entre outras ocorrências."

Recuperação de veículos

De acordo com o diretor da Guarda Civil Municipal, Eduardo de Oliveira, as câmeras auxiliam a Guarda Civil Municipal, a Brigada Militar, a Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal (PRF). No último dia 7, por exemplo, as câmeras flagraram o roubo de um veículo no Centro no qual o proprietário chegou a ser levado. "Pelas câmeras pode-se observar que o veículo roubado estava se dirigindo para a Vila Nova. As câmeras mostraram o ladrão entrando em rua com calçamento e, depois, em um mato. Detalhamos tudo para a BM que conseguiu localizar o carro escondido e também o suspeito. A vítima já havia sido libertada antes’’, destaca Oliveira.Quatro turnos – Segundo o diretor Eduardo de Oliveira, as câmeras são monitoradas por uma equipe de cinco profissionais – quatro guardas civis municipais e um policial militar – que troca a cada seis horas. O monitoramento ocorre na Secretaria Municipal de Segurança Pública.

PELA REGIÃO

Capela de Santana e Portão terão sistema de monitoramento. A segurança é uma das questões que preocupa a administração municipal de Capela de Santana. O prefeito Wilson Capaverde, discutiu a questão de instalação de câmeras de vigilâncias no início do mês. Capaverde preside a Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (Amvarc) e diz que em 2009 foi feito e encaminhado projeto para o governo federal de R$ 13 milhões para implementação dos equipamentos em 20 municípios que integram a Amvarc.Entre os municípios que seriam contemplados está Capela de Santana que, pelo projeto, teria 10 câmeras e Portão, 14. Segundo Capaverde, o projeto não teria entrado no orçamento de 2010, pois não teria sido registrado no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv). "Nos reunimos para tratar desta questão e, se não conseguirmos que seja incluído no orçamento de 2011, esperamos que em 2012 seja possível.’’

Esteio mais segura

Em 2010, 496 registros foram captados pelas 34 câmeras de videomonitoramento distribuídas em pontos estratégicos e de grande movimento na cidade. Conforme o guarda Sandro Rogério da Silva, as imagens obtidas pelas câmeras em alta resolução são repassadas para a Central Integrada de Operações e Videomonitoramento, localizada na sede da Secretaria de Segurança junto ao Parque Galvany Guedes. No local, guardas municipais e fiscais de trânsito monitoram as imagens 24 horas por dia. Sandro explica que em caso de ocorrência é feito o encaminhamento do atendimento para o órgão responsável, que pode ser Brigada Militar, Fiscalização de Trânsito, Polícia Civil ou Corpo de Bombeiros. "As câmeras ampliam o alcance do policiamento e a segurança da comunidade." Segundo o guarda, este ano já foram captados 108 registros, sendo 55 em janeiro e 53 em fevereiro.

Sapucaia terá quatro novas câmeras

Quatro novas câmeras de segurança serão implatadas no município até o final do mês, ampliando para 29 o número de câmeras de videomonitoramento. Segundo o secretário de Segurança e Trânsito, Clovis Eduardo Pereira, a Praça da Primor, as proximidades da Escola Guianuba e do campo da Vargas, bem como o entrocamento das Avenidas Theodomiro Porto da Fonseca e João Pereira de Vargas são os locais escolhidos para implantação das novas câmeras, que passarão por 15 dias de enquadramento antes de entrar em funcionamento pleno. "Já estamos instalando a fibra ótica e até o final de março as câmeras urbanas devem começar a operar. Além disso, dentro de 60 dias vamos ter o espelhamento das câmeras do Trensurb e Polícia Rodoviária Federal junto a nossa central."

Em Sapucaia foram 549 registros em 2010

Sapucaia do Sul – Em funcionamento desde agosto de 2009, as 25 câmeras de vigilância que foram instaladas em pontos estratégicos da cidade, como região central e principais vias de acesso e saída do município, flagaram no primeiro ano de funcionamento, de agosto a dezembro, 97 ocorrências, passando em 2010 no período de janeiro a fevereiro para 549 atendimentos. "Em 2009 foi o início do sistema, por isso o baixo número. Já em 2010 o funcionamento foi pleno então obtivemos esse acréscimo, sendo que 40% dos atendimentos foram repassados para Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil."De acordo com Clóvis, com o auxílio das câmeras, em 2010 a criminalidade no município diminuiu 30%, já que com o videomonitoramento foi reforçada a segurança da população e agilizada a atuação das forças policiais na cidade. Para a instalação do sistema, foram investidos R$ 962 mil provenientes do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do governo federal, com contrapartida do Município. O monitoramento ocorre 24 horas sob o comando dos profissionais da Guarda Municipal. Em caso de ocorrência, a ação é executada de forma conjunta entre Guarda Municipal, Polícia Civil e Brigada Militar.

 

(Jornal Novo Hamburgo/RS – 12/03/2011) 
 
 
Origem: http://www.abese.org.br/clipping14-03-2011/
 
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.