Tecnologia 3D pode chegar aos caixas eletrônicos

Listen to this article

A Itautec desenvolveu um modelo de caixa eletrônico que utiliza a tecnologia 3D para a interação do usuário.

A ideia é que os clientes dos bancos possam fazer suas operações em um ambiente mais seguro, além de ajudar a diminuir os custos operacionais das instituições. Segundo Mário Anseloni, presidente da empresa, o aparelho ainda é um conceito para testes, mas não demoraria mais de um ano para entrar no mercado quando acordos fossem fechados.Com o novo software, apenas o cliente que esteja em frente ao ATM (terminais de auto-atendimento) vai conseguir enxergar o que se passa na tela. Isso impediria alguns casos de fraude em agências bancárias, como a filmagem das operações e a observação de informações do consumidor por terceiros. Francimara Viotti, gerente executiva de segurança do Banco do Brasil, explica que a presença de elementos estranhos no próprio ambiente dos bancos é um dos grandes motivos de fraudes no setor financeiro.Além da segurança, o presidente da Itautec acredita que a eficiência também seria melhorada. Isso porque um dos maiores custos na produção e manutenção dos caixas eletrônicos é causado pelo cofre da máquina. Com a versão 3D, o intento é que vários aparelhos sejam ligados a um mesmo local, onde o dinheiro ficaria isolado. Assim, problemas como os recentes ataques de criminosos a ATMs seriam minimizados, e o preço de cada terminal caíria. "O espaço da agência também seria otimizado", afirma Anseloni. Um só ambiente poderia contar com um número maior de caixas. Segundo o gestor da companhia, essa tecnologia foi totalmente pensada e organizada no Brasil. Por causa do pioneirismo, ele acredita que em breve alguns bancos já comecem a utilizar o produto. "Um grande banco brasileiro se interessou muito, e pediu a máquina para segunda-feira", diz, sem revelar o nome da instituição. A máquina pode ser vista no Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras (Ciab), realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em São Paulo.
 
(Jornal Valor Econômico/SP – 16/06/2011) 
 
 
Origem: ABESE
 
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.