Governo do Estado deve instalar 59 câmeras de monitoramento na região

Listen to this article

O governador Raimundo Colombo e o secretário da Segurança Pública, César Augusto Grubba, assinam, nesta segunda-feira, convênios com 31 municípios catarinenses para instalação do sistema de videomonitoramento urbano.

O projeto tem um investimento de R$ 5,7 milhões, recursos das secretarias de Estado da Segurança Pública e Turismo, Cultura e Esporte. O programa prevê a instalação de 354 pontos de monitoramento em Santa Catarina. A assinatura dos convênios ocorrerá no Teatro Pedro Ivo Campos, a partir das 14h30min, com a presença de autoridades estaduais, prefeitos e convidados.
As cidades da região beneficiadas são Braço do Norte (com 10 câmeras), Capivari de Baixo (10), Forquilhinha (7), Içara (11), São Ludgero (5), Sombrio (6) e Urussanga (10).
Com a assinatura dos convênios, a próxima etapa é o lançamento dos editais para definição das empresas que instalarão os equipamentos e farão sua manutenção. As câmeras começam a ser instaladas a partir de dezembro e a previsão é de que estejam em funcionamento até o final do verão.
As 31 cidades que receberão os equipamentos se somam a outras 18 que já contam com sistema de videomonitoramento urbano. Hoje, o Estado possui 550 câmeras em funcionamento e a meta da SSP é de que, até o final do ano, Santa Catarina contabilize mais de 1,2 mil pontos de monitoramento.
Para o secretário da Segurança Pública, César Augusto Grubba, o sistema funciona como mais um forte aliado da polícia na prevenção e combate ao crime. As estatísticas oficiais comprovam que, em locais onde existem câmeras para vigilância, a criminalidade registra redução em diversos tipos de delitos, notadamente aqueles praticados contra o patrimônio, explica o titular da SSP.
Grubba também destaca as parcerias com as prefeituras municipais, através de contrapartidas financeiras e integração de esforços. "Santa Catarina segue uma tendência mundial. Estamos investindo forte também para um redimensionamento da infraestrutura com a utilização de redes multimídia, em fibra óptica e câmeras de alta definição, e tudo a um menor custo operacional", afirma o titular da SSP.
De acordo com o tenente-coronel Vânio Luiz Dalmarco, coordenador do sistema de videomonitoramento urbano da SSP, a instalação dos pontos são definidos por meio de observação da estatística criminal. "As câmeras funcionam como ferramenta de apoio ao policiamento e potencializam as atividades de vigilância nas cidades", explica o oficial.
Florianópolis, São José, Garopaba, Joinville, Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul, Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriú, Rio do Sul, Criciúma, Imbituba, Tubarão, Lages, São Joaquim, Chapecó, Concórdia e Itá são cidades que contam com o sistema ou estão em fase final de instalação. 
 
 
Origem: http://www.atribunanet.com/noticia/governo-do-estado-deve-instalar-59-cameras-de-monitoramento-na-regiao-70222
 
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.