Monitoramento por câmeras visa coibir pesca predatória em usinas da Ceriluz

Listen to this article

A Ceriluz registra com frequência a presença de pescadores próximos às áreas de suas usinas, especialmente nas barragens. Trata-se de uma prática predatória ilegal, já que a pesca é proibida a uma distância mínima de 200 metros de qualquer estrutura física de usinas, incluindo a Casa de Máquinas. Essa distância sobe para 1.500 metros durante o período da Piracema, que se estende de outubro a fevereiro. Considerando esse fato a Cooperativa investiu na instalação de câmeras de vídeo para o monitoramento daqueles pontos.

“Estas câmeras são monitoradas 24 horas por dia e as imagens são repassadas diretamente à PATRAM – Patrulha Ambiental de Cruz Alta, onde os policiais militares conseguem identificar os infratores e até mesmo surpreendê-los e puni-los de acordo com a lei ambiental”, explica Ronaldo Wiercinski, técnico ambiental da Ceriluz. O flagrante dos pescadores os sujeita ao pagamento de multa, detenção e a processo perante a esfera federal. “Com o objetivo de esclarecer as pessoas que por ventura se dirijam às usinas da Ceriluz, foram reinstaladas placas informando sobre as proibições para a pesca, caça e também a prática de esportes náuticos nestes ambientes”, acrescenta Ronaldo.

Essa é uma das iniciativas da Ceriluz que visam reduzir os impactos ambientais causados pelas usinas sobre a fauna íctica.

origem: http://radioprogresso.com.br/?pg=desc_noticia&id=14953&nome=Monitoramento%20por%20c%C3%A2meras%20visa%20coibir%20pesca%20predat%C3%B3ria%20em%20usinas%20da%20Ceriluz&cat=Agricultura

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.