Prefeitura de Macapá amplia vigilância eletrônica nas escolas

Listen to this article

A segurança nas escolas municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental ganha reforço com o sistema de monitoramento eletrônico e sensores de presença e calor, implementado pela Prefeitura de Macapá. O processo de instalação teve início em outubro de 2014 e já cobriu 48 escolas e 1 anexo da área urbana, mas a vigilância eletrônica será realidade em todas as unidades do município – nas 80 escolas e 28 anexos, incluindo área rural, até fim de março deste ano. Paralelamente a isso, o município também investe na contratação de vigilância armada e patrulhamento ostensivo da Guarda Civil Municipal.

Com câmeras instaladas em lugares estratégicos, o circuito permite o monitoramento em tempo real das portarias de acesso à escola, pátios internos e externos, áreas de circulação, corredores, quadra esportiva e outros acessos importantes das unidades. No caso dos sensores, eles estão acoplados nas portas e janelas, permitindo detecção de arrombamentos e, dessa forma, em caso de disparo do alarme, é possível acionar de forma imediata as equipes de segurança, para fazerem as devidas averiguações.

“Essa ampla e integrada rede de segurança irá garantir monitoramento 24 horas por dia em tempo real à comunidade escolar, cujos prédios tornaram-se alvos de furtos e ação de vândalos”, ressalta a secretária municipal de Educação, Antonia Andrade.

A facilidade de acesso ao sistema é outro ponto positivo. “O sistema pode ser acessado de qualquer ponto que tenha internet, até de celular. O das escolas, além de mim, da secretária Antonia e alguns técnicos da Semed, a Guarda, a diretoria da escola e o próprio prefeito Clécio têm acesso às imagens. Ainda, as imagens ficam armazenadas por 90 dias, sendo possível se fazer backup e outros procedimentos, se necessários. Em cada unidade escolar são instaladas 16 câmeras. A escola piloto foi a Araci Nascimento, onde o sistema foi instalado em 2013, a partir dela foi iniciado o processo de licitação para as demais unidades”, explica Gilmar Justos, responsável pela área administrativa das escolas municipais.

origem: http://chicoterra.com/2015/02/25/prefeitura-de-macapa-amplia-vigilancia-eletronica-nas-escolas/

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.