Novas denúncias contra a Konami revelam abusos e monitoramento de funcionários

Listen to this article

Pelo visto, não é apenas com o diretor Hideo Kojima e com a equipe do novo Metal Gear Solid que a Konami está tendo problemas. Na verdade, parece que há uma crise interna dentro dos escritórios da empresa, que vem tratando seus funcionários de maneira bem abusiva.

A denúncia foi feita pelo jornal japonês Nikkei, que destaca algumas decisões bem polêmicas da companhia em relação a seus funcionários. Segundo a matéria, a companhia decidiu não apenas mudar o foco de suas operações como também decidiu adotar um posicionamento mais radical com seus funcionários.

E o mais assustador é que muitas dessas novas informações vão de encontro a rumores mais antigos vistos anteriormente. É o caso do maior interesse em títulos mobile e o consequente reflexo que isso tem no departamento de jogos para consoles, que vem sendo deixado cada vez mais de lado

De acordo com a publicação, toda essa crise interna começou por volta de 2010, quando a Konami lançou Dragon Collection para smartphones e viu o game se transformar em um enorme sucesso. Segundo o periódico, um título de baixo custo ter trazido tanto retorno fez com que a empresa se empolgasse com as possibilidades do segmento móvel a ponto de seus executivos decidirem deixar os videogames tradicionais de lado para se concentrarem nesse mercado mais lucrativo.

Além disso, câmera foram instaladas em todos os corredores dos escritórios. Não entanto, não se trata de algo feito para aumentar a segurança, mas para simplesmente acompanhar os movimentos do pessoal durante o trabalho e ver o que eles estão fazendo durante o expediente. 

Além disso, a Konami parece estar fazendo reformulações internas e colocando pessoas que “não consideram tão úteis” em novos departamentos. O Nikkei afirma que alguns desenvolvedores menores foram transformados em seguranças, levados para a equipe de limpeza ou passaram a trabalhar na fábrica de máquinas de Pachinko.

Isso corrobora uma notícia publicada pelo jornal Asahi News em 2013 que relatava esse tipo de abuso não apenas entre novos funcionários, mas também com alguns veteranos. Na época, o periódico contou a história de um desenvolvedor que havia sido transferido para uma dessas máquinas e, por causa disso, entrou em depressão profunda.

É claro que tudo isso continua sendo apenas mais um rumor, embora as várias fontes e indícios apresentados nos últimos meses praticamente confirmem essas informações. A própria questão envolvendo Hideo Kojima é um exemplo disso, embora seja novidade que a situação vai muito além do icônico diretor.

De qualquer forma, é muito triste ver uma empresa tão tradicional e querida quanto a Konami se transformar nisso. Dona de franquias como Metal Gear Solid, Pro Evolution Soccer eCastlevania, ela parece estar decidida a deixar de lado a imagem de um estúdio responsável por grandes clássicos para se tornar na vilã de uma história nada divertida. 

Via: Kotaku

origem: http://canaltech.com.br/noticia/games/novas-denuncias-contra-a-konami-revelam-abusos-e-monitoramento-de-funcionarios-46413/

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.