Parques terão novas câmeras até o fim do ano

Listen to this article

Contrato firmado entre prefeitura e Estado prevê a instalação de 21 equipamentos com visualização de 500 metros

Para reforçar a segurança nas áreas verdes de Porto Alegre, o prefeito José Fortunati e o governador José Ivo Sartori assinaram, nesta quinta-feira, o contrato de financiamento para aquisição e instalação de 21 câmeras na Redenção e nove no Parque Marinha do Brasil. Os recursos, de R$ 1,5 milhão, serão liberados por intermédio do programa Badesul Cidades. A prefeitura complementará o valor com uma contrapartida de R$ 170 mil. O projeto prevê a instalação de equipamentos com sensores de movimento e capacidade de gravação de 30 dias consecutivos, com o monitoramento sendo feito pela Guarda Municipal em parceria com a Brigada Militar.

De acordo com o prefeito, cada uma delas permite a visualização de até 500 metros. “Começamos agora a instalação da fibra ótica e até o final do ano elas estarão funcionando. Hoje, a Redenção tem seis câmeras. A ampliação se dá no sentido de aumentar o cercamento eletrônico do parque”, explica Fortunati.

O secretário municipal de Segurança, José Freitas, lembrou que a colocação destas câmeras não proporciona o chamado cercamento eletrônico, pois ainda existirão pontos cegos no interior do parque. Assim, duas patrulhas da Guarda Municipal (dois policiais em cada) trabalham 24 horas por dia no local como forma de complementar a segurança.

O aumento dos casos de violência nos parques de Porto Alegre tem motivado discussões sobre os mecanismos necessários para coibir tais práticas no interior e nas proximidades dessas áreas. A Redenção, um dos espaços públicos mais frequentados da cidade, tem sido um dos principais alvos de ações por parte da prefeitura, que busca permitir a sua ocupação por um maior período de tempo.

Nesse sentido, o Projeto de Lei 170/13 do Legislativo, que convoca consulta mediante plebiscito a respeito do cercamento do parque, foi aprovado na Câmara Municipal no mês passado. O dispositivo já foi enviado por Fortunati, que confirmou a sanção nos próximos dias. Entretanto, ele considera que a medida não é necessária, pois o incremento na iluminação e no monitoramento eletrônico devem aumentar a segurança no local.

“Mesmo entendendo não ser necessário o cercamento físico, eu sancionarei o projeto porque esta é uma cidade da democracia e do debate. Eu acredito que com o monitoramento eletrônico e com o aumento da iluminação, que já começou a ser instalada, teremos melhoras. Após ser sancionado, o dispositivo será encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral, que é o órgão responsável pela consulta”, afirmou.

origem: http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=197392

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.