Axis Communications comemora 25 anos da criação da primeira câmera IP do mundo

Listen to this article

Por Gláucio Silva, Gerente Nacional de Vendas da Axis

Um deles foi a Revolução Industrial, que provocou uma transformação tecnológica que impactou a forma como os processos de trabalho eram realizados. Um evento muito semelhante ocorreu em 1996, quando a Axis Communications decidiu usar o seu conhecimento sobre as redes e, claro, a imaginação, para se perguntar: o que aconteceria se nós conectássemos uma câmera de vídeo à rede? Foi assim que a primeira câmera IP do mundo foi lançada, a AXIS Neteye 200.

Grandes invenções disruptivas costumam causar confusão, e com a primeira câmera de rede não foi exceção. Um dos criadores desta tecnologia, Martin Gren, é quem conta essa história: “Houve um momento que me ajudou a perceber que tínhamos algo grande em nossas mãos. Foi quando visitamos o desfile da Ifsec na Inglaterra na primavera de 1996, antes do lançamento do AXIS Neteye 200. Lá vimos que tudo era analógico. Havia duas opções: ou o setor continuava no caminho analógico ou era hora de começar a transformar o mercado”.

Gren não se enganou quando disse que se tratava de algo realmente grande, embora talvez não imaginasse que 1996 seria o ano em que a sua criação iria revolucionar a indústria de vigilância. A invenção da primeira câmera IP do mundo foi o começo de infinitas possibilidades em torno da vigilância por vídeo, marcando o “antes e depois” na forma como a segurança é realizada e, posteriormente, na eficiência operacional conquistada.

Hoje é quase impossível imaginar uma vertical que não se beneficie das possibilidades da vigilância em rede, mas, além disso, o setor vem se adaptando às mudanças que a dinâmica social exige – a tal ponto que, durante a pandemia, o mundo se apoiou nas redes e na tecnologia de vídeo para não paralisar completamente. Da segurança física ao varejo, à otimização de processos na indústria crítica, ao setor de saúde, proteção de ativos, segurança da informação, entre outros, todos encontraram nas soluções de vídeo em rede um aliado para criar um ambiente produtivo,  inteligente e seguro.

Ainda é maravilhoso testemunhar como grandes ideias podem se fundir em um pequeno dispositivo como a AXIS Neteye 200 – capaz de transformar a indústria de vigilância para sempre. Ninguém, nem mesmo os desenvolvedores, Martin Gren e Carl-Axel Alm, poderiam imaginar o quão longe esse sonho os levaria 25 anos depois. A primeira câmera de rede não só abriu as portas para novas tecnologias, mas também para muitas aplicações interessantes e complexas.

Como diretor regional para a América do Sul, e na Axis desde 2014, conheço bem a inovação que integra e consolida a empresa, assim como o impacto que continuamente realizamos nas operações de nossos clientes e parceiros. Acima disso, sou testemunha que a luta por um mundo mais inteligente e seguro continua sendo a bandeira que rege nossa inovação tecnológica e o direcionamento de recursos à pesquisa para oferecer produtos de qualidade que possam ser adaptados às necessidades geográficas, políticas e culturais de cada região.

A sustentabilidade, por exemplo, tem sido uma preocupação constante da Axis. Em 2007, nos tornamos signatários dos dez princípios do Pacto Global das Nações Unidas, que é a base de nossa estratégia de sustentabilidade. Compartilhamos essa estratégia e nosso trabalho nessa área em um relatório público anual desde 2010. A Axis assume responsabilidade econômica, social e ambiental de longo prazo pela forma como nossas operações afetam nossos colaboradores e parceiros. Agimos de acordo com nossos valores, de maneira ética, responsável e transparente em nossas relações comerciais.

Esses pequenos exemplos de realizações da Axis são o resultado do que um dispositivo aparentemente pequeno pode realizar. A principal lição é que a inovação e o desenvolvimento são possíveis se a pesquisa for combinada com a imaginação. Se olharmos de perto, veremos que as grandes invenções têm algumas coisas em comum: pessoas entusiasmadas com uma ideia, incentivo e um momento propício.

Hoje, parabenizamos a Axis pelos 25 anos da primeira câmera IP do mundo, mas também por comemorar 25 anos da transformação que realizou na indústria. Em especial, quero estender meus parabéns a todos que fazem parte da Axis: aos canais e distribuidores, porque sem eles isso também não teria sido possível. Acima de tudo, parabenizo toda a nossa equipe de trabalho em todo o mundo e principalmente no Brasil e nos demais países da América do Sul, que se tornaram uma peça fundamental na liderança da empresa.

 

Sobre a Axis Communications

A Axis oferece soluções de segurança inteligentes para um mundo mais seguro e eficiente. Líder de mercado no segmento de vídeo em rede, a Axis está sempre na vanguarda do setor, graças ao lançamento contínuo de produtos de rede inovadores baseados em uma plataforma aberta e ao serviço de primeira classe que oferece aos clientes por meio de sua rede parceiros internacionais. A Axis está comprometida com relacionamentos de longo prazo com seus parceiros e disponibiliza os produtos de rede mais avançados e todo o conhecimento de que precisam para comercializá-los em mercados consolidados e em novos países.

Fundada na Suécia em 1984, a Axis tem mais de 3.646 funcionários próprios em mais de 50 países ao redor do mundo e é apoiada por uma rede internacional de mais de 90.000 parceiros.

 

 

Origem: Trópico Comunicação

 

Engº Marcelo Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br – GuiadoCFTV

Por favor avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Gostaria de sugerir alguma notícia ou entrar em contato, clique Aqui!

Importante: Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.