Qualcomm quer deixar suas câmeras de segurança mais inteligentes

Listen to this article

Empresa implementa processador semelhante ao de smartphones em câmera de segurança

A Qualcomm anunciou nesta terça-feira (27) um modelo de referência para a fabricação de câmeras IP, aquelas câmeras de segurança que podem ser acessadas pela internet para maior segurança e acessibilidade. A empresa pretende colocar maior poder de processamento nesses dispositivos para deixá-las mais inteligentes.

Atualmente, a maioria das câmeras de segurança analisa o conteúdo das gravações na nuvem, seja para identificar ou rastrear objetos e até mesmo realizar alguma operação de reconhecimento facial. Segundo a Qualcomm, essa metodologia não é tão confiável, gasta recursos para armazenamento na nuvem, além de precisar de internet boa o suficiente para essas transferências.

Por esses motivos, a empresa defende que é necessária a implantação de um processador com poder de processamento semelhante ao dos dispositivos móveis também nas câmeras. O modelo de referência da Qualcom tem processador Snapdragon 618, com dois núcleos Cortex-A72 a 1,8 GHz e mais quatro Cortex-A53 a 1,2 GHz e arquitetura 64 bits.

Esse processador também passou por adaptações para combinar com uma câmera de segurança. Ele tem um processador de sinal digital (DSP) integrado com tecnologias para tornar possível a análise do vídeo em âmbito local, sem precisar confiar na conexão à internet. A empresa chama esse modelo de “câmera consciente” porque ela pode escolher quais objetos ignorar, como um carro passando em frente a sua janela, ou diferenciar estranhos de pessoas que moram na casa.

Com um processador semelhante ao que é usado nos celulares em uma câmera de segurança, também é possível levar mais tipos de conexão e mais tecnologias. O modelo elaborado pela Qualcomm tem suporte a conexões LTE, Wi-Fi 802.11ac, GPS, Ethernet e até Bluetooth 4.1. Ela também possui dois processadores de imagem (ISP) que suportam imagens com resolução até 21 megapixels e vídeos 4K com a codificação H.264 e HEVC, ainda reduzindo o consumo de banda em 50%.

O mercado de câmeras de segurança também vem sendo observado por algumas empresas de tecnologia. A Nest, que foi comprada pelo Google há um tempo e desenvolve termostatos inteligentes desde 2011, anunciou há alguns meses uma câmera de segurança chamada Nest Cam, que grava vídeos na resolução 1080p a 30 quadros por segundo e conta com campo de visão de 130 graus, modo noturno e zoom de 8x.

Diferente do modelo da Qualcomm, a Nest Cam usa sensores de movimento e som para iniciar a gravação quando algum objeto ou ação for detectado. Para quem assina o Nest Aware, que custa US$ 10 por mês, os vídeos ficam salvos na nuvem por até 30 dias. Também é possível fazer streaming de vídeo para dispositivos Android e iOS.

origem: https://tecnoblog.net/187072/qualcomm-cameras-seguranca-inteligentes/

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.