Monitoramento por câmeras diminui número de incêndios na Serra do Japi

Listen to this article

Focos caíram de 20 ocorrências no ano passado para cinco neste ano.
Imagens são transmitidas para central da GM, a 15 quilômetros da serra

A tecnologia está sendo usada para preservar o meio ambiente em Jundiaí (SP), no interior de São Paulo. Desde que foram instaladas câmeras na Serra do Japi para monitorar as queimadas, o número de focos de incêndio caiu de 20 no ano passado para cinco este ano. O local é uma das últimas reservas de Mata Atlântica que ainda sobrevive no meio da cidade.

As imagens da Serra do Japi são transmitidas para uma central da Guarda Municipal, que fica a 15 quilômetros da serra. “Identificado um foco de incêndio consegue-se direcionar rapidamente as equipes da Divisão Florestal para o local”, diz o inspetor da GM, Paulo Vicente Soares.

As câmeras começaram a ser usadas há um ano e já conseguiram reduzir o número de queimadas na reserva. Na estiagem do ano passado foram vinte focos. Este ano, foram apenas cinco. Além do monitoramento, todos os dias os guardas fazem o patrulhamento com veículos especiais na Serra do Japi. É um serviço de vigilância e conscientização. As propriedades no entorno e na área de preservação da mata recebem a visita do grupamento ambiental.

A dona de casa Célia Pereira conta que há cautela no trabalho. “Qualquer fumacinha eles já estão em alerta, mesmo fogão de lenha. Se fica aceso eles vêm aqui ver o que está acontecendo”, conta.

E a cautela se justifica quando se vê o resultado das queimadas. Quase um ano depois que um incêndio destruiu uma área igual a mil campos de futebol, a vegetação ainda apresenta as marcas do fogo.

“A mata está se regenerando, chega a demorar centenas de anos. Assim como tem a sucessão da flora, também tem a sucessão da fauna. Devagarzinho a fauna vai começar habitar esse espaço novo”, afirma o biólogo Douglas Willian Pereira.

origem: http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2015/11/monitoramento-por-cameras-diminui-numero-de-incendios-na-serra-do-japi.html

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.