Iacanga instala videomonitoramento

Listen to this article

Cinco equipamentos com câmeras começaram a funcionar no Lago Municipal da cidade, onde será realizada a Festa da Virada para 2016

A prefeitura de Iacanga (50 quilômetros de Bauru) deu início à implantação do sistema de monitoramento por câmeras na cidade. O primeiro local a ganhar os equipamentos foi o Lago Municipal, palco da Festa da Virada. Em uma próxima fase, prédios públicos também serão contemplados.

Segundo a assessoria de imprensa do Executivo, foram instaladas cinco câmeras no Lago Municipal, todas com sistema de visão noturna. As imagens serão gravadas durante 24 horas e os arquivos ficarão armazenados por 30 dias.

No local, nesta quinta-feira (31), será realizada a tradicional festa para aguardar a chegada de 2016, a partir das 22h30. Além de show musical com o grupo Abelhudos, está prevista queima de fogos com início nos últimos minutos de 2015.

Enquanto a Central de Monitoramento não entra em funcionamento, vigilantes municipais podem acessar arquivos com as gravações pela internet. Com a instalação da Central, o sistema será integrado ao das Polícias Militar e Civil.

Em uma segunda etapa, ainda de acordo com a prefeitura, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Progresso deve passar a ser monitorada. Posteriormente, prédios públicos e vias de acesso ao município ganharão equipamentos.

A administração explica que o sistema de monitoramento busca inibir ocorrências criminais e atua como ferramenta de apoio à polícia em investigações. A previsão é de que, em breve, a cidade seja monitorada por mais de 40 câmeras.

Vandalismo

Segundo a prefeitura, a instalação de sistema de monitoramento por câmeras na UBS do Jardim Progresso pode ajudar a evitar ocorrências como a recente depredação da unidade, que nem chegou a ser inaugurada.

Segundo a administração, desconhecidos entraram no local, construído com verba federal, danificaram portas e vidros e picharam paredes. Com previsão de inauguração no início de 2016, nesta semana, a UBS será reformada.

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.