Seul vai instalar câmaras com IA que ajudam a identificar crimes prováveis

Listen to this article

A Coreia do Sul vai testar um sistema que parece saído do filme Relatório Minoritário, em que a análise de roupas, objetos e padrões pretende averiguar a probabilidade de vir a ocorrer um crime

O governo sul-coreano vai instalar três mil câmaras equipadas com software de Inteligência Artificial (IA) em Seul, mais precisamente no distrito de Seocho, até ao final de julho. Estes dispositivos serão capazes de identificar o local, a hora e padrões de comportamento dos peões que indiquem uma probabilidade elevada de vir a ser praticado um crime.

Na prática, como explica a ZDNet, as câmaras vão detetar automaticamente quando uma pessoa está a andar normalmente ou está a seguir outra. Além disso, irá conseguir identificar o que os transeuntes têm vestido (como chapéus, óculos ou máscaras, por exemplo) e se transportam objetos considerados perigosos e que têm uma elevada probabilidade de serem usados em crimes.

Tendo em conta a análise dos parâmetros mencionados, será atribuído um valor que indica a probabilidade de vir a ocorrer um crime e quando esse número ultrapassa o que está predefinido é emitido um alerta para a polícia enviar agentes para o local.

As autoridades irão analisar 20 mil sentenças judiciais e imagens de crimes para ajudar o software de IA a definir padrões. Como explicam os responsáveis do projeto, o objetivo é funcionar como uma espécie de déjà vu.

Para já, o sistema estará em teste, já que a versão final do software só deverá estar terminada em 2022.

origem: Exame Informática

 


Sirlei Madruga de Oliveira

 

Editora do Guia do CFTV

 

 

 

 

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.