5 situações em que apps de transmissão de vídeo ao vivo são úteis para monitoramento

Listen to this article

Aplicativos de transmissão de vídeo como Snapchat e Periscope viraram febre entre os usuários de Internet para compartilhar momentos de diversão e entretenimento ao vivo. Até mesmo as marcas começaram a adotar o Facebook para exibir eventos em tempo real. Entretanto, se a proposta destes aplicativos é registrar um momento por tempo limitado e prazo de validade, já existem apps que conectam câmeras e as transmitem ao vivo 24h por dia, representando uma alternativa econômica para diversos tipos de monitoramento. Conheça algumas utilidades:

Bebês – Babás eletrônicas, que funcionam como walkie-talkies, são utilizadas há anos para escutar quando o bebê chora em seu berço. Mas, melhor do que ouvir, é ver o que de verdade se passa com a criança no outro cômodo. Um monitoramento por aplicativo utiliza apenas uma câmera IP ligada em um ponto estratégico, que também permite aos pais verificarem como uma babá está cuidando de seu filho.

Terceira idade – Alguns idosos moram sozinhos ou recebem cuidados especiais. Seus filhos podem utilizar o aplicativo para verificar se os pais estão bem em casa, a fim de evitar acidentes ou agir rapidamente caso seja necessário. Também podem avaliar se o idoso que necessita de acompanhamento não está sofrendo maus tratos.

Animais – Quem trabalha fora e deixa o cão ou gato de estimação em casa sempre se preocupa como o bichinho está se comportando. Nesses casos, o app traz uma tranquilidade, especialmente quando o animal ficará sozinho por muitas horas ou mesmo durante um final de semana ou feriado prolongado.

Imóveis – Um circuito de segurança fechado custa por volta de R$ 2,5 mil apenas para instalação, além de manutenção do serviço de câmeras. Famílias ou pequenas e médias empresas que não têm fôlego no orçamento para contratar esse tipo de serviço podem utilizar os aplicativos para realizar o monitoramento da residência ou do escritório de uma forma muito mais econômica por aplicativo. Além de acessar a qualquer momento pelo smartphone, há a possibilidade de resgatar as imagens gravadas em nuvem, caso haja alguma ocorrência.

Estabelecimentos comerciais – No Estado do Paraná e alguns outros municípios espalhados pelo país, entre eles, Sorocaba (SP), já é lei o uso do monitoramento em pet shops, durante banho e tosa, a fim de prevenir maus tratos aos animais. O monitoramento por aplicativo pode até disponibilizar as imagens aos próprios clientes desses e de outros estabelecimentos, como cozinhas de restaurantes, estacionamentos, lava-rápidos e creches, por exemplo.

origem: http://www.segs.com.br/info-ti/20230-5-situacoes-em-que-apps-de-transmissao-de-video-ao-vivo-sao-uteis-para-monitoramento.html

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.