Federação em Sistemas VMS

Listen to this article

O recurso de Federação é uma função que define que uma plataforma permite a integração hierárquica de múltiplos sites de sistemas de gerenciamento de videomonitoramento ou CFTV IP (Sistemas VMS). É um recurso extremamente útil na implantação de sistemas de grande porte, distribuídos em múltiplos locais e localidades.

Federação em Sistemas VMS

O termo federação já define uma abrangência regional, federal, continental ou mesmo global, ou seja, em plantas de videomonitoramento em diversas localidades diferentes.

Diferentemente de sistemas tradicionais que não possuem uma plataforma distribuída e hierárquica, os sistemas com o recurso de federação possuem recursos que permitem acessar, operar, visualizar, sincronizar e gerenciar sites em múltiplos locais, de forma organizada, integrada e centralizada.

Fornece uma visão global de uma empresa, corporação ou governo com monitoramento e gerenciamento centralizado, obtenção de relatórios e dados operacionais e integrados com a possibilidade de consolidar as informações de maneira global.

Federação em Sistemas VMS

Da mesma forma, facilita o monitoramento, administração, construção de relatórios e gerenciamento de alarmes de forma centralizada através de múltiplos sites ou organizações, trabalhando muitas vezes com metadados e recursos de compartilhamento de banda através de uma estrutura de comando e controle centralizada.

Este recurso permite globalizar as operações e proporciona uma autonomia e gerenciamento global centralizado e definido, permitindo a aplicação de recursos, regras, políticas e configurações pré-definidas aplicáveis sob demanda conforme a necessidade do negócio.

A federação permite também reduzir interferências e necessidade de operações locais de baixo nível, aumentando os níveis de segurança da empresa, centralizando a inteligência e reduzindo enormemente os custos gerais das operações de segurança.

Além disso, este recurso, permite a padronização e gerenciamento em uma plataforma unificada e centralizada, permitindo uma interface de controle centralizada de operação para todos os sistemas e locais remotos.

Possibilita ainda a cooperação entre sites, através do compartilhamento dos equipamentos, infraestrutura e recursos de segurança, e equipe centralizada.

O recurso de federação simplifica muito a operação e compartilhamento de informações em sistemas de videomonitoramento urbano e segurança pública, promovendo a colaboração entre diferentes órgãos de forma a proporcionar os melhores resultados para a população.

Diferenciais dos Sistemas com Federação

Aproxima e centraliza as informações regionais e recursos de segurança de empresas globalizadas de maneira a compartilhar e descobrir formas de ampliar os recursos de segurança da organização.

Permite o crescimento ordenado dos sistemas, de forma escalonável, distribuída e organizada.

Normalmente a Federação é desenvolvida com plataformas de softwares mais poderosas que são caracterizadas por possuírem plataformas altamente escalonáveis que permitem sincronizar câmeras, portas, painéis de alarme, sistemas LPR e todos os eventos e recursos relacionados entre sites.

Dependendo do sistema, podem permitir operar com dispositivos multiplataforma, em tempo real, com sincronização automática de informações e compartilhamento de recursos entre sites.

A Federação, diferentemente das plataformas tradicionais, permite quebrar as limitações das conexões individuais e manuais a cada site, tratando o sistema como se fosse um sistema único, sem perder a individualidade, privacidade e segurança de cada local.

Exemplos de Aplicações onde a Federação é um Recurso Mandatório

  • Sistemas de Videomonitoramento Urbano e Segurança Pública;
  • Empresas de Grande Porte em Múltiplas Localidades;
  • Monitoramento Centralizado de Serviços;
  • Ambientes com Múltiplas Empresas;
  • Universidades com múltiplos campi;
  • Redes de Lojas;
  • Etc.

Especificações do recurso de Federação

Alguns dos recursos que normalmente são disponibilizados pelos sistemas Enterprise que possuem a Federação incluem:

Os dispositivos ou entidades que podem ser federados incluem câmeras e encoders, servidores, NVRs, portas, elevadores, grupos de usuários, agendas, controladores de acesso, alarmes, zonas, painéis de alarmes, sistemas de leitura de placas, listas de veículos, POS entre outros recursos.

Permite monitorar inúmeros dispositivos ou entidades e gerenciar múltiplos sites de maneira integrada.

Federação em Sistemas VMS

Permite receber e gerenciar eventos em tempo real de todos os sites integrando metadados e informações centralizadas.

Permite manter a autonomia entre sites remotos, com controle completo entre os recursos que são compartilhados.

  • Permite controlar remotamente câmeras Speed Dome e PTZ;
  • Permite acessar imagens ao vivo, gravações e eventos;
  • Permite liberar portas ou sobrepor configurações e agendas padrões;
  • Pode permitir o aceso a aplicativos móveis e web a todos os sites remotos;
  • Possibilitam gerenciar, armar e desarmar sistemas de alarme a distância;
  • Permitem um gerenciamento centralizado e reconhecimento de eventos importantes e de alarmes;
  • Possibilitam a geração de relatórios globais e pesquisa de eventos de múltiplos sites;
  • Permite correlacionar recursos compartilhados;
  • Permite atribuir padrões compartilhados e distribuir entre diferentes sites;
  • Permite sincronizar usuários, dispositivos e autenticar conexões;
  • Permite compartilhar e gerenciar recursos de failover de forma atualizada e dependendo do sistema, distribuindo as licenças entre os sites sob demanda em caso de falha;

Alguns sistemas que possuem o recurso de federação incluem as versões Enterprise dos seguintes sistemas VMS:

Milestone (http://www.milestone.us)

Genetec (http://www.genetec.com)

ISS CCTV (http://isscctv.com)

Se desejar obter maiores informações sobre dispositivos, projetos, aplicações e tecnologias IoT (Internet das Coisas) entre em contato comigo através do e-mail marcelo@guiadocftv.com.br, terei o maior prazer em compartilhar meu conhecimento e trocar informações.

 

Engº Marcelo Peres 

mpperes@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

Avalie este artigo, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Gostaria de sugerir alguma notícia ou entrar em contato, clique Aqui!

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.