Órgãos de segurança ativam sistema de monitoramento da Tocha no AM

Listen to this article

Órgãos de segurança das esferas federal, estadual e municipal participaram nesta terça-feira (14) da ativação do Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC) para o revezamento da Tocha Olímpica, que ocorrerá nos dias 19 e 20 de junho em Manaus e outros municípios do Amazonas.     

         A ativação oficial do serviço de monitoramento aconteceu no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), bairro Aleixo, Zona Centro-Sul da capital. O órgão não informou quantos policiais devem atuar nas ruas.

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, a partir desta terça-feira, todo o sistema passará a funcionar em regime de sobreaviso e presencial para atuar durante a passagem da chama olímpica no Estado.

“Após essa ativação, a cada dia, iremos realizar atividades relacionadas à passagem da tocha na capital e nos municípios”, disse o titular.

Participarão dessas atividades os representantes dos órgãos que compõem a operação de segurança para o trajeto da Tocha Olímpica. São 35 no total, entre eles: Forças Armadas, Agência Brasileira de Inteligência, Defesa Civil e Manaustrans , além da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP- AM).

Segundo Sérgio Fontes, o CICC funcionará como uma base, onde serão recebidas as ocorrências para serem direcionadas às ações dos órgãos – de acordo com a competência operacional de cada um. Atualmente, o centro contra com 260 câmeras.

O revezamento da Tocha Olímpica será acompanhado em tempo real pelo CICC, desde o desembarque da chama no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, no dia 19, seu percurso por Manaus, Iranduba e Presidente Figueiredo até o embarque para outra cidade sede dos Jogos Olímpicos.

“A Olimpíada é um evento muito importante, o mundo inteiro vai estar aqui [em Manaus]. Além de renda para a nossa população, esperamos conseguir uma mídia positiva, igual a que alcançamos na Copa [do Mundo de Futebol]. Estou certo de que dará tudo certo e friso que, mesmo após os Jogos, essa integração entre os órgãos públicos continuará”, afirmou o secretário da SSP-AM.

Nesta quarta-feira (15), acontecerá um ensaio do trajeto da Tocha Olímpica na Região Metropolitana de Manaus. No dia seguinte, quinta-feira (16), o ensaio focará no percurso fluvial da chama olímpica. De acordo com o secretário-executivo-adjunto da SSP-AM, a intenção é que tudo saia de acordo com o previsto.

“Não queremos ter os mesmos erros que outras cidades sedes tiveram. O objetivo é que sejamos referência, igual aconteceu na Copa do Mundo”, completou o secretário-executivo-adjunto.     

Técnicos do Centro de Monitoramento e Alerta (CEMOA), da Defesa Civil do Amazonas, iniciam nesta terça-feira (14) um trabalho especial de monitoramento meteorológico como parte da operação da Tocha Olímpica.

Neste período, serão analisadas as possibilidades de vendavais ou temporais durante a passagem da chama por Manaus e sua região metropolitana.

Caso seja constatado algum impedimento climatológico, a Defesa Civil fará o alerta aos órgãos que compõem o sistema de segurança. Entre as medidas que poderão ser adotadas, está a interdição da ponte Rio Negro. O objetivo é garantir a segurança dos envolvidos no revezamento da Tocha Olímpica e da população em geral.     

origem: http://www.jornalfloripa.com.br/noticia.php?id=13583670

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.