Câmera flagra ataque de flanelinha a motorista morto a facadas no RS

Listen to this article

Flanelinha foi preso e confessou o crime por negativa de gorjeta.
Guardadores de carro poderão ter de assinar termo circunstanciado.

Após uma pessoa ter sido morta por um flanelinha na cidade de Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, autoridades de segurança pública resolveram coibir a cobrança nas ruas da cidade. Câmeras flagraram a ação (veja no vídeo acima), que ocorreu na madrugada do último sábado (16).

  De acordo com a polícia, o motorista foi morto a facadas porque se negou a pagar gorjeta.

Quem for flagrado cobrando de motoristas pelo estacionamento nas ruas será dispersado pela polícia. Em caso de descumprimento, a pessoa pode ser obrigada a assinar um termo circunstanciado de ocorrência.

“Pessoas que nunca vimos na cidade começaram a chegar fazendo cobranças, extorquindo, muitas vezes obrigando as pessoas a pagarem pelo estacionamento”, disse o secretário Municipal de Trânsito de Uruguaiana, Clarindo Barbosa, completando que a ação deve ser coibida porque se trata de espaço público.

“Então, nosso trabalho é de retirada dessas pessoas das ruas (…) nós temos que dar uma resposta para a população porque nós temos várias reclamações e isso se tornou um clamor público”, completou.

Imagens de câmeras de segurança mostram o flanelinha seguindo a vítima. Rodrigo Schiafino, de 28 anos, foi ferido quando já estava dentro do carro. O suspeito, identificado como Giovane Rodrigues Soares, também de 28 anos, confessou o crime, e disse em depoimento que atacou a vítima porque ele teria se recusado a pagar.

  A violência que chocou os moradores de Uruguaiana levantou a discussão sobre o trabalho de flanelinhas, que não é regulamentado. Junto a isso, os relatos são de que têm aumentado o número de guardadores de veículos nas ruas centrais da cidade.

“Às vezes tu tens que sair com um saco de moedas para distribuir porque eles te intimam (…) a gente tem que andar se cuidando, independente de onde ou do horário”, afirma a empresária Vânia Salinos.

O aposentado Luiz Eduardo Daldera afirma que se recusou a dar dinheiro para um guardador de carro e teve seu veículo arranhado. Por conta do episódio ele registrou um Boletim de Ocorrência junto à polícia. “Eu fiquei uma hora (no local), tenho direito de de ficar o dia inteiro se eu quiser, porque estou com o cartão do idoso. Aí o cara vai me arranhar o carro porque eu não dei dinheiro? Não tem cabimento”, reclama.

A orientação das autoridades é para que otoristas não reajam à ação de flanelinhas, caso sejam abordados de forma agressiva, e que acionem a polícia.

“Chega ao conhecimento da polícia a existência de vários fatos envolvendo flanelinhas e guardadores de carros, mas o importante é que a população procure a polícia e faça o registro de ocorrência da situação que aconteceu”, afirmou o delegado Ênio Tassi.

origem: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2016/07/camera-flagra-ataque-de-flanelinha-motorista-morto-facadas-no-rs.html

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.