Túnel Charitas-Cafubá terá central de monitoramento exclusiva

Listen to this article

Unidade de operações já entrou em fases de testes

Quando o túnel Charitas-Cafubá for inaugurado — a previsão é para a segunda quinzena de dezembro —, a movimentação por ali já estará totalmente monitorada por uma central exclusiva. Implantado no acesso pelo Cafubá, o Centro de Controle Operacional (CCO) do túnel entrou em fase de testes na última terça-feira,.

Pelo menos dois agentes ficarão diuturnamente de olho nos monitores que exibem imagens das 16 câmeras espalhadas pelas duas galerias de 1.350 metros. Nos horários de pico, serão quatro funcionários. De lá, também será possível ajustar os sistemas de iluminação e de ventilação do túnel.

Do lado de fora da base, duas motocicletas, um reboque e um reboque leve (uma caminhonete com pneus na dianteira, para empurrar veículos) ficarão dispostos. O objetivo é dar respostas rápidas em casos de acidente, enguiço ou qualquer eventualidade que prejudique o fluxo de veículos.

— Como o túnel não tem retorno ou saídas, precisamos dessa operação ágil. Pelas imagens, também vamos analisar o fluxo e passar as informações para os painéis eletrônicos nos caminhos que levam ao túnel. O motorista poderá ver a condição de tráfego e decidir, por exemplo, se vai pelo túnel ou pela Cachoeira (descida da Avenida Rui Barbosa) — explica Bruno Amaral, coordenador do Centro de Controle Operacional de mobilidade da cidade, que funciona no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Piratininga.

Os painéis com informações de trânsito serão instalados perto do skatepark, em São Francisco, e na Avenida Sete, no Cafubá.

Além de contar com a observação dos agentes, a movimentação dentro dos túneis será monitorada por equipamentos com tecnologia capaz de analisar imagens e fazer disparar um alarme sonoro a qualquer sinal de anormalidade, como uma mudança repentina na fluidez do tráfego.

A velocidade máxima permitida na via será de 60km/h, mas não haverá radares à época da inauguração. Nesse ritmo, o motorista leva um minuto e 18 segundos para atravessar da Região Oceânica até Charitas. Cada galeria é composta por uma faixa exclusiva para ônibus, duas para veículos comuns e uma ciclovia.

origem: http://oglobo.globo.com/rio/bairros/tunel-charitas-cafuba-tera-central-de-monitoramento-exclusiva-20544318

Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.