Moradores instalam câmeras de segurança em bairro de Timóteo

Listen to this article

Objetivo é reduzir a criminalidade no Bairro Bromélias.
PM auxiliou os moradores identificando pontos estratégicos.

Em Timóteo, moradores do Bairro Bromélias se uniram e instalaram um sistema de monitoramento de segurança para reduzir a criminalidade. Ao todo, foram colocadas18 câmeras. As imagens ficam a disposição da Polícia Militar, que também ajudou os moradores identificando os pontos estratégicos do bairro.

“Nós mapeamos os corredores que são utilizados pelos criminosos como rotas de fugas e a  partir deste estudo foi colocado uma câmera de segurança para tentar inibir a prática do crime e também para auxiliar a polícia na identificação dos autores”, informou o tenente da PM, Victor Prado.

Segundo a empresária Josefina da Silva, a ideia de usar as câmeras para inibir a ação dos bandidos surgiu em 2016, quando o bairro foi alvo de uma onda de assaltos violentos e furtos a residências. “Nos tivemos aqui no bairro, inclusive assaltos fazendo pessoas de reféns dentro de casas. A situação do Bairro Bromélias piorou muito de uns anos para cá. A incidência desses crimes violentos ficou muito grandes”, disse.

As câmeras não tem uma central única. Segundo a aposentada Cléria Maria de Oliveira, o acesso as imagens estão a disposição de vários moradores e estabelecimentos comerciais do bairro. O Bromélias é o primeiro bairro de Timóteo a adotar esse sistema de monitoramento de segurança.

Iniciativa Privada
A associação de moradores e o poder público não tinham dinheiro para bancar a compra e instalação dos equipamentos. Foi então que a comunidade decidiu buscar auxílio da iniciativa privada.

De acordo com Cléria foram investidos R$ 9 mil em equipamentos, placas e banner. Para conseguir essa quantia, os moradores precisaram sair de casa em casa pedindo a contribuição dos vizinhos. “Nós andamos por 12 sábados nas casas explicando para a comunidade e pedindo a contribuição de R$ 20 por residência. Isso era o necessário para a criação do projeto. Hoje vejo que valeu a pena o esforço. Estamos felizes com o resultado”, concluiu.

O tenente Victor informou que além da satisfação da comunidade, a PM também já perceveu resultados positivos com a instalação das câmeras no bairro. “Recentemente nos tivemos sucesso, quando identificamos dois autores de roubos no Bairro Bromélias. Sem essas câmeras nós não teríamos conseguido. Já deu para notar que esse projeto vai ser importante no auxílio do trabalho da PM”, finalizou.

origem:  http://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/2017/02/moradores-instalam-cameras-de-seguranca-em-bairro-de-timoteo.html

Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’                                                                                                                                                   

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.