Transformação Digital: o Business Intelligence e a Automatização de Informações na Área de Segurança

Listen to this article

Transformação Digital: o Business Intelligence e a Automatização de Informações na Área de Segurança

A Transformação Digital é a transformação da forma como as organizações e as pessoas enxergam o negócio, pois são as pessoas os principais atores desta mudança. É buscar entender este novo mercado em constante mutação e as necessidades de clientes cada vez mais exigentes.

Através de tecnologias digitais e metodologias ágeis e disruptivas, as organizações precisam usar da criatividade para inovar e mudar a maneira de entregar seus produtos e serviços, automatizando processos e tarefas repetitivas, para que as entregas ocorram de forma mais rápida, com baixo custo e melhor qualidade.

Neste novo mundo digital, a informação é tudo. Buscar conhecimento sobre este mercado mutável e as necessidades dos clientes vai permitir às empresas possuir uma base de dados de conhecimento importante para que, através da análise rápida e contínua destes dados, seja possível ter informações para auxiliar na tomada de decisões e na melhoria constante do produto/serviço, tendo em vista proporcionar uma experiência incrível aos clientes.

O Business Intelligence (BI) ou Inteligência de Negócios é um conjunto de processos que vai, por meio da análise dos dados, automatizar as informações e entregá-las de maneira exata, no momento exato e para as pessoas certas. Os dados brutos do negócio são coletados e são definidas quais as variáveis a se analisar, como produtividade, o nível de qualidade do produto/serviço, os gargalos do negócio, entre outros.

Após a fase de coleta, estes dados são organizados em bancos de dados e apresentados em relatórios gráficos e dashboards, que darão uma visão em tempo real de como se encontram os resultados da organização. Estas informações são de extrema importância, pois permitem uma análise detalhada do estágio em que a organização se encontra e facilita o processo de tomada de decisão para garantir uma entrega mais eficiente e eficaz do produto/serviço. O último processo é o monitoramento, para aferir se as decisões/ações estão gerando os resultados esperados.

Como em qualquer outra área de negócio, a de Segurança necessita de informações automatizadas, de maneira a proporcionar ao Gestor de Segurança informações para lhe auxiliar nas tomadas de decisões. Ter informações sobre as áreas ou unidades em que ocorrem mais incidentes de segurança, as datas e horários destes incidentes, fazer uma correlação para verificar se há algo comum entre eles e/ou identificar falhas do time da segurança.

Todas estas informações disponibilizadas através de dashboards e em tempo real permitirão ao Gestor tomar ações assertivas para prevenir e diminuir as perdas para a organização.

No compasso da Transformação Digital, a automatização das informações possibilitará que seu controle passe de planilhas e documentos impressos para um sistema unificado de BI, online e acessível de qualquer lugar. Os relatórios gráficos e dashboards darão uma visão mais profissional e mais assertiva ao Gestor sobre como está a Segurança da organização.

O BI permitirá um gerenciamento mais eficiente das informações, possibilitará uma gestão de riscos preventiva e que os processos da área de Segurança possam ser otimizados, tendo em vista a constante análise dos dados e a rápida ação em cima dos gargalos. Tornará possível identificar falhas e resolvê-las de forma ágil, como também identificar oportunidades, evitando, assim, custos desnecessários e a abertura para novas possibilidades.

Tudo isto balizado com o que preconiza a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), preservando a confidencialidade dos dados dos clientes e divulgando apenas o que for acordado e consentido pelos próprios clientes.

origem:https://www.avantia.com.br/blog/transformacao-digital-o-business-intelligence-e-a-automatizacao-de-informacoes-na-area-de-seguranca/

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.