USP cria teste que detecta anticorpos para COVID-19 em 10 minutos

Listen to this article

USP cria teste que detecta anticorpos para COVID-19 em 10 minutos

Uma das medidas mais importantes para controlar a disseminação do novo coronavírus (SARS-CoV-2) é identificar, de maneira rápida e segura, casos da COVID-19, evitando a propagação da doença. Com isso em mente, pesquisadores do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (IQSC) e da startup paulistana Biolinker desenvolveram um teste capaz de detectar anticorpos contra o novo coronavírus em apenas 10 minutos

O dispositivo é parecido com testes rápidos já disponíveis nas farmácias. Funciona da seguinte maneira: ao analisar uma gota de sangue do usuário, identifica a presença de anticorpos do tipo imunoglobulina G (IgG), produzidos ainda na fase aguda da COVID-19. Assim, duas bolinhas avermelhadas aparecem no leitor.

“Quanto mais anticorpos há no sangue, mais forte é o tom de vermelho das bolinhas. Por esse motivo, acreditamos que o teste também poderá ser usado para monitorar a resposta da população às vacinas. Sabemos que nem todo mundo desenvolve imunidade protetora após se vacinar e também que o nível de anticorpos diminui com o tempo”, explicou o coordenador do estudo, o professor Frank Crespilho, durante entrevista à Agência Fapesp. 

A ideia por trás dessa invenção é justamente ampliar a testagem no país, tornando-a mais acessível às populações de baixa renda e possibilitando a análise em massa da população a um custo bem mais competitivo e viável para a nossa realidade econômica. No entanto, o grupo ainda está testando a eficácia. O objetivo é produzir cerca de 500 unidades, que serão testadas em amostras de pacientes atendidos na Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Botucatu, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

origem: https://canaltech.com.br/saude/usp-cria-teste-que-detecta-anticorpos-para-covid-19-em-10-minutos-177791/

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.