Prefeituras contrariam lei estadual e retiram uso obrigatório de máscaras em municípios do Paraná

Listen to this article

Até este sábado (12), pelo menos seis cidades publicaram decretos municipais desobrigando uso do item. No Paraná, queda das máscaras depende de revogação de lei estadual; projeto está em tramitação.

Pelo menos seis cidades do Paraná desobrigaram ou flexibilizaram, nas duas últimas semanas, o uso obrigatório de máscaras pela população. As medidas, entretanto, contrariam uma lei estadual, em vigor desde 2020, que continua exigindo o uso dos itens em espaços abertos e fechados.

Cidades que publicaram decretos municipais mudando as regras de uso até este sábado (12):

Em Irati, na região central, um decreto municipal começou a vigorar na sexta-feira (11), deixando facultativo às pessoas a decisão se querem, ou não, usar máscara em lugares abertos ou fechados. Pelo documento, a proteção só é obrigatória em estabelecimentos de saúde.

Em Arapongas, no norte, uma medida similar começou a valer no dia 10, com exceção para estabelecimentos de saúde pública, onde os profissionais e os usuários do serviço devem continuar com máscara, segundo a prefeitura.

No setor privado, vai valer a regra da gerência. Se a decisão for por manter a máscara, ninguém pode entrar sem ela.

Em Marechal Cândido Rondon, no oeste, um decreto do gênero começou a vigorar na quinta (10), liberando o uso locais abertos e fechados.

Em Tomazina, no norte do estado, não é mais obrigatório usar mascara desde 7 de março por determinação da prefeitura. Itaipulândia, no oeste, também desobrigou o uso, exceto em locais que prestam serviços de saúde públicos, escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

No começo desta semana, União da Vitória, no sul do estado, desobrigou o uso de máscaras apenas em locais abertos por decreto municipal.

Na quinta (10), a prefeitura de Curitiba flexibilizou medidas de controle, permitindo que o comércio opere com 100% da capacidade, mas disse que o uso de máscaras na cidade depende de revogação da lei estadual em vigor.

Na quarta (9), O Governo do Estado encaminhou um projeto de lei para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) pedindo a revogação da lei estadual que obrigada o uso da máscara. A expectativa é que o projeto seja votado e aprovado até a próxima quarta (16), segundo a direção da Casa de Leis.

Para a queda da máscara se concretizar no estado, entretanto, será necessário um novo decreto de regulamentação.

origem: Prefeituras contrariam lei estadual e retiram uso obrigatório de máscaras em municípios do Paraná | Paraná | G1 (globo.com)

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.