Google começa censurar termos relativos a pirataria

Listen to this article

No ano passado o Google anunciou novas medidas para evitar o apoio dos seus produtos à pirataria, algo sobre o qual não dá para ter um controle preciso já que a proposta de um site de buscas é encontrar tudo o que o usuário procura. Entre as medidas anunciadas estava um filtro de palavras chave nos termos do autocompletar na home do buscador.

gora o filtro começou a funcionar. A pesquisa por bittorrent, utorrent, rapidshare, e outras variações diversas, não retorna resultados óbvios para esse termo no autocompletar – mas ainda é possível fazer a busca clicando no botão ou dando enter, e aparentemente os resultados não foram alterados.

Para empresas ou sites com marcas que podem ter um uso legítimo (embora normalmente ínfimo) a situação é ruim, já que o autocompletar pode levar os usuários para outras páginas ou temas que nada têm a ver, mesmo quando a idéia da pessoa era procurar pelo nome do programa ou serviço. Isso tende a acontecer mais com os leigos, é claro, já que os mais espertinhos irão buscar sem depender das sugestões ao ver que o termo desejado não aparece.

Segundo o TorrentFreak, a BitTorrent Inc foi contatada para comentar o caso. Simon Morris, responsável por ela, disse: "Respeitamos o direito do Google de determinar os algoritmos para entregar resultados de buscas apropriados à solicitações dos usuários. Dito isto, a marca da nossa empresa é única, e temos certeza que qualquer um que digite as primeiras seis ou sete letras merece ter o mesmo acesso fácil aos resultados assim como em qualquer outra busca de empresa".

Ele continua: "Uma busca rápida por ‘BitTorrent’ atualmente retorna muitos links originais e úteis, incluindo informações da empresa, nosso software, nosso protocolo open source, etc. O que o Google pode não perceber é que nossa tecnologia é usada para muitos objetivos que fornecem valor significante para a indústria da tecnologia, empresas, artistas e consumidores em geral".

O Rapidshare também não gostou. Apesar de permitir upload/download de arquivos diversos e remover os "piratas" mediante solicitações, ele pode ser usado para fins legítimos, como enviar arquivos grandes para amigos – não só ele, mas tantos outros sites do gênero.

RIAA e MPAA devem estar bem contentes. É o começo da censura do Google no mundo, bem longe da China. E sem questionar quais são os objetivos do usuário ao fazer a busca. Bom, pelo menos por enquanto, ainda dá para pesquisar por estes termos clicando no botão de pesquisa. Aparentemente os resultados não foram alterados. Por enquanto…
 
 
 
Origem: http://www.guiadohardware.net/noticias/2011-01/google-pirataria.html
 
 
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.