Por que conectores USB só se conectam de um lado?

Listen to this article

Por Rafael Rodrigues da Silva

Desde que o modelo de porta Universal Serial Bus, mais conhecido pela sigla USB, vivemos uma era onde praticamente qualquer acessório pode ser conectado a qualquer tipo de computador. E, também, em uma era onde, não importa a posição, esses acessórios USB nunca irão se conectar na primeira tentativa.

E, de acordo com um dos criadores da tecnologia, esse segundo ponto poderia ter sido evitado. Em entrevista para a National Public Radio, um dos criadores do USB, Ajay Bhatt, revelou não apenas os interesses que levaram à criação do modelo, como também o motivo dele só conseguir se conectar em uma única posição.

De acordo com Bhatt, o principal motivo para a criação do modelo USB foi algo bem pessoal: inventar um modo de as pessoas de sua família conseguirem conectar uma impressora no computador sem precisar ligar pra ele pedindo ajuda. É preciso lembrar que, antes da invenção do USB, cada marca de impressora, teclado, mouse ou outros acessórios de informática usavam um tipo de conector diferente, o que tornava difícil para pessoas mais leigas em informática fazer as instalações por si só. Assim, Bhatt foi o responsável por comandar uma equipe da Intel que iria desenvolver uma nova tecnologia de simples instalação caseira e que poderia ser usada por qualquer companhia para padronizar a instalação de acessórios de informática.

Na entrevista, ele ainda explica que já durante o desenvolvimento a equipe percebeu como o fato do conector só encaixar de um jeito específico era algo que poderia irritar o usuário, mas também havia um motivo bem simples para esse problema não ter sido corrigido antes do lançamento final do produto: o preço.

Segundo Bhatt, resolver esse problema da reversibilidade — ou seja, permitir que o conector USB encaixe na porta independente da posição — exigiria a utilização do dobro de fios e circuitos no conector, o que por sua vez acabaria por dobrar o valor final. Tornar o produto mais caro poderia atrapalhar os planos popularizar a entrada USB, e por isso os inventores optaram por mantê-la sem a função de reversibilidade. Na época de seu lançamento, o USB conseguiu substituir não apenas as portas seriais e paralelas usadas em PCs, mas também o modelo FireWire da Apple, e isso foi possível não apenas pela qualidade de conexão mas também pelo preço bem baixo da tecnologia, que em poucos anos se tornou algo realmente universal no mundo da informática.

Duas décadas depois de sua criação, o problema da reversibilidade finalmente foi solucionado na versão mais recente da tecnologia. O padrão USB-C não apenas é mais rápido, mais potente (permitindo até mesmo carregar baterias de notebook por ele) e trabalha com uma maior quantidade de dados transferidos do que o primeiro, como também finalmente corrige o problema da reversibilidade, e pode ser facilmente conectado independente da posição. Mas nada disso seria possível sem a criação do primeiro USB — e da revolução que ele criou no mundo da informática.

Origem: Canaltech

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.b

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.