Feira mostra balão-espião que será usado nas Olimpíadas

Listen to this article

Evento aconteceu na manhã desta terça feira na Barra, Zona Oeste do Rio.

O balão pode voar por até 3 horas

As principais novidades de segurança que serão utilizadas nas Olimpíadas do Rio em 2016 foram exibidas nesta terça-feira (14) na feira Laad. As forças policiais brasileiras vão contar com um balão com câmera de alta resolução, armas não-letais que disparam munição de tinta e máscaras similares à do personagem Darth Vader, de “Guerra nas estrelas”.

Os balões, que têm autonomia de voo de três dias, serão usados em áreas como favelas ou onde há grande concentração de pessoas. Os equipamentos detectam a presença humana a 13 quilômetros de distância, comportam câmeras diurna e noturna, chegam a 100 metros de altura, suportam ventos de até 80km/h, além de serem resistente a tiros. Quatro deles já foram adquiridos.

Esse balão foi testado na favela da Maré, Subúrbio, pelo Exército no fim de 2014, e possui uma câmera especial para operações militares, com capacidade de escanear a área monitorada, inclusive com infravermelho para identificar pessoas à noite. Todas as imagens captadas pelo balão espião serão enviadas diretamente à central de segurança dos Jogos Olímpicos, permitindo às forças policiais observarem e agirem prontamente caso seja necessário.  

Carro da PM tem mais de 10 câmeras
Outra atração que é comumente utilizada em eventos especiais é o caminhão conhecido como plataforma de observação elevada. Um sistema integrado com mais de 10 câmeras permite que os policiais assistam às imagens, reconhecendo rostos a três quilômetros de onde o veículo estiver estacionado. A ferramenta oferece ainda um sistema automático de reconhecimento de tumulto. Quando há corre-corre, a câmera se volta automaticamente para a confusão e registra as imagens.

 origem: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/04/feira-mostra-balao-espiao-e-arma-de-tinta-que-serao-usados-nas-olimpiadas.html

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.