Tecnologia de reconhecimento facial no Ciab Febraban

Listen to this article

Produto estará na Ilha de Biometria de um dos estandes

O CIAB FEBRABAN, maior evento de tecnologia para o mercado financeiro da América Latina, apresentará uma solução para reconhecimento facial de clientes preferenciais em agências bancárias. A novidade será mostrada na Ilha de Biometria montada no estande da OKI Brasil, provedora de soluções em automações bancária, comercial e serviços tecnológicos.

Sem que o correntista tenha contato físico com qualquer dispositivo ao entrar na agência, a solução cruza o rosto da pessoa com uma lista de clientes. Caso ele seja reconhecido, pode ser gerado um alerta para o gerente, que poderá aproveitar sua presença para prestar um atendimento diferenciado a um cliente importante para o banco.

A solução, que combina a câmera M1114 da Axis Communications com o software Neo Face da NEC, permite que o gerente aborde o correntista pelo nome e de forma proativa. O banco também poderá gerar uma mensagem de boas-vindas informando que o cliente será atendido em breve.

“Cada vez mais, as câmeras de videomonitoramento serão usadas não só para segurança, mas também como uma ferramenta de relacionamento com clientes para gerar relatórios automáticos sobre a visitação de determinado público-alvo e atender aos interesses de clientes VIPs de forma mais efetiva”, afirma Andrei Junqueira, gerente de Novos Negócios da Axis Communications. Em outra área do estande, a tecnologia de reconhecimento facial será demonstrada pela OKI, dentro de uma solução de controle de acesso que contribui para a mitigação de riscos de ataques à tesouraria, por exemplo. O sistema, chamado Security Pass, permite o acesso apenas por quem estiver autorizado e tenha o rosto reconhecido. Além disso, é possível determinar a quantidade de pessoas que deve entrar na sala e que atividade elas desenvolverão em seu interior, impedindo, por exemplo, que a porta do cofre só seja aberta se a tesouraria tiver o número certo e as pessoas certas em seu interior.

“A identificação facial ajuda tanto na conveniência e eficiência operacional quanto na prevenção de riscos e representam um avanço importante para a segurança dos bancos”, diz João Lo Ré Chagas, gerente executivo de Produtos Automações da OKI Brasil. “Trata-se de um conceito novo, baseado em uma solução patenteada pela OKI Brasil”, completa o executivo.

origem: http://www.revistadigitalsecurity.com.br/2015-06-tecnologia-de-reconhecimento-facial-no-ciab-febraban-19581

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.