Anulação do eco na linha telefônica

Listen to this article

A Aligera Equipamentos Digitais Ltda. concebeu um dispositivo de eco multicanal de voz digital para redes inteligentes IP (protocolo de internet). Ainda que o nome da solução seja complexo e de difícil compreensão para grande parte da população, ela certamente vai impactar de forma significativa o dia a dia de muitas pessoas. Isso porque o programa desenvolvido pela companhia promete acabar com o problema de eco em ligações telefônicas, aproveitando-se do fato de que a telefonia está majoritariamente estruturada em cima da internet hoje em dia.

A ideia da companhia consiste na criação de um dispositivo eletrônico baseado em um Dispositivo Lógico Programável (PLD), que executa o cancelamento de eco de diferentes canais de voz digitais ao mesmo tempo emitidos pelos serviços de telefonia ou de internet sobre redes inteligentes IP. “Como tudo é digitalizado atualmente, é comum haver conflito na rede. E quando se tem um eco gerado numa ponta, faz com que ele seja multiplicado”, destaca Edison Manfroi, diretor da Aligera.
Nesse sentido, o dirigente relata que já existia um chip importado criado para anular o eco emitido na rede. Entretanto, no Brasil, a solução só pode ser importada e, por isso, tem um alto custo. Assim, a companhia criou um módulo em hardware que faz a substituição desse chip, mas com um preço muito mais baixo. Manfroi calcula que o produto da Aligera tem um custo 70% inferior ao dos chips produzidos no exterior.
A solução está na fase final de testes e deve ser comercializada em breve. “Nossos potenciais clientes são provedores de internet, que proveem dados e voz, e empresas de telefonia IP”, explica.

origem: http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2016/09/especiais/tecnovars/522911-anulacao-do-eco-na-linha-telefonica.html

Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.