Feira Internacional de Segurança – de 23 a 25 de maio de 2017, no São Paulo Expo, em São Paulo

Listen to this article

Começa amanhã, 23/05 (terça-feira): Tecnologias para segurança como câmeras inteligentes, aplicativos para controle de sistemas na palma da mão_Exposec 2017

Feira Internacional de Segurança – de 23 a 25 de maio de 2017, no São Paulo Expo, em São Paulo

 

Tecnologias em produtos e serviços, como câmeras inteligentes, softwares para centrais de monitoramento online, aplicativos para controle de sistemas na palma da mão, via smarthpone ou tablet.

 NOVIDADES: Câmeras conectadas à internet, Plataforma de Reconhecimento Facial, Inteligência Artificial para analisar imagens, Solução de controle de acesso com reconhecimento facial, Máquinas de fumaça de segurança.

 Pautão Exposec 2017: https://we.tl/O20Znt2ARN

 Press kit Exposec 2017 (consolidado):  em anexo

Em 2016, o setor de segurança eletrônica registrou faturamento de R$ 5,7 bilhões, com crescimento de 5% e previsão de aumento de mais 5% em 2017. E, alguns dos fatores que colaboram para os bons resultados do setor foram: menores custos e acesso à tecnologia; dólar alto que incentivou a produção nacional; investimento em inteligência e prevenção através do monitoramento. Hoje há muita tecnologia à disposição, monitoramento, biometria, aplicativos, internet, e a população está cada vez mais ligada a isso.

O crescimento do setor deve-se a uma tendência do brasileiro em proteger o patrimônio. Na verdade, esse crescimento se deve ao fato de que os valores dos equipamentos ficaram mais acessíveis e, uma das razões para o barateamento dos equipamentos eletrônicos de segurança é a substituição que a indústria brasileira tem feito ao longo dos últimos anos. Insumos importados estão sendo substituídos por nacionais.

Câmeras conectadas à internet estão entre as novidades

Os fabricantes do setor, de olho nesse novo público consumidor, investem cada vez mais em produtos com tecnologia wireless e capazes de interagir com outros dispositivos, como smartphones e tablets. Entre as novidades, está a facilidade do monitoramento remoto através de câmeras com conectividade WiFi, permitindo o usuário observar seu imóvel de onde quer que esteja, chegando a receber alertas automaticamente em seu celular caso a câmera detecte movimento.

 Plataforma de segurança eletrônica integrada que permite que o usuário fique sempre conectado ao que está acontecendo em casa, com alertas em tempo real, além de controlar remotamente seu sistema de segurança através dos aplicativos

 Pelo aplicativo Remoty é possível acompanhar e controlar no smartphone ou tablet toda a automação da casa: ligar ou desligar o alarme remotamente; monitorar ao vivo as câmeras de segurança; programar a iluminação ou ajustar um termostato e receber notificações de alertas no seu dispositivo móvel em tempo real. A proteção inteligente fornece imagens em tempo real do que está acontecendo. O sistema também pode ser integrado ao de outros vizinhos, criando uma rede de alerta que segue protocolos pré-estabelecidos. Também pode controlar a iluminação, mesmo que o local esteja vazio e instalar sensores que alertam sobre determinadas atividades customizadas, como a abertura da porta dos fundos ou garagem. O Remoty app oferece serviço de vídeo para transmissões ao vivo a partir de computadores, tablets ou smartphones. (expositor: Remoty)

 Plataforma de Reconhecimento Facial

Na entrada do evento, as pessoas serão fotografadas e quando chegarem em frente a um dos 4 totens stand próximos ao estande da empresa expositora, serão reconhecidas automaticamente pelas câmeras. Tudo isso através de análise de imagem e inteligência artificial.

O “Godviews” plataforma que recebe, avalia, decide, distribui e checa informações, em tempo real, de tudo que for necessário analisar, com integração perfeita de fatos, ocorrências, relatórios e análises, é a onipresença dentro do seu universo.

O Godviews tem a visão global de onde está cada elemento a ser avaliado, reconhecendo o evento e tomando as decisões e ações através da tecnologia de Inteligência Artificial. Utilizando-se do reconhecimento facial e analise comportamental para prever potenciais ocorrências e propor decisões.  O software de inteligência artificial GodViews tem como diferenciais: Reconhecimento de Face/ Leitura e reconhecimento de Placas/ Detecção de fraude em caixas eletrônicos (Chupa Cabra e Explosivos)/ Alerta de Pichação/ Detecção de fumaça e fogo/ Alarme de desmaio e queda/ Carro na Contramão/ Carro estacionado em local proibido/ Detecção de Variação comportamental/ Invasão de Propriedade/ Analise de tempo de atendimento em fila (banco)/ Contagem de pessoas. (expositor: Terzian)

Solução de controle de acesso com reconhecimento facial :  Linha de controle de acesso com um produto que tem por diferencial armazenar biometrias faciais. O SS 710 é um controlador de acesso 125 kHz para o gerenciamento de entradas e saídas de usuários. O produto tem capacidade para cadastrar cinco mil usuários (cartão e senha), mil biometrias digitais e 400 biometrias faciais. Essa solução conta com display de alta resolução, armazenamento de até 100 mil eventos off-line e download e upload desses eventos e usuários via pen drive. É um produto stand alone, mas pode ser integrado ao software SoapAdmin 3.5 para um melhor controle e gerenciamento de dados.

Uma área de tecnologia em tempo real estará exposto para que os visitantes tenham a experiência de ver ao vivo, as novas inteligências de vídeo disponíveis no gravadores  Multi-HD. Uma das tecnologias apresentadas será a detecção de face no DVR, função que tira fotos e grava pequenos vídeos dos rostos das pessoas no ambiente.

 A linha virtual tem por objetivo facilitar a vigilância do operador: desenha-se uma linha na cena onde é possível que o operador de CFTV receba um alerta quando alguma pessoa ultrapasse essa linha, no sentido especificado. Esse alerta poderá ser via alarme sonoro, pop up na tela, e-mail e etc.

 A cerca virtual é utilizada para delimitar um perímetro para identificar, por exemplo, quando um motorista estaciona seu veículo em vagas de deficientes ou em locais reservados para veículos de emergência.

 Já a função de abandono ou retirada de objeto em cena, como o nome já diz, é ideal para identificação de objetos deixados em locais indevidos, assim como a remoção de peças ou objetos do local onde deveriam estar. São funções especiais, fáceis de configurar, agora disponíveis para complementar o videomonitoramento. (expositor: Intelbras)

 Câmera com Inteligência Artificial que revela idade, sexo, antecedentes criminais etc

Câmera com AI – Inteligência Artificial. Com chip Intel, esta câmera é capaz de fazer, a partir do reconhecimento facial de uma pessoa, uma leitura completa de seu perfil, revelando informações como: gênero (feminino ou masculino), estimativa de idade e até mesmo antecedentes criminais a partir de uma integração com banco de dados da polícia, por exemplo. Ela pode ser aplicada para segurança pública, sendo instalada em aeroportos, estações de trem etc, ou para corporativa e residências para controle de acesso de pessoas, por exemplo. (expositor: Hikvision)

 Inteligência Artificial para analisar imagens

Com análises de imagem e comportamento conseguimos criar inferências inteligentes para o que está acontecendo. Através o GCA (Gryfo Complex Analysis) interage com o usuário através do smartphone ou  tablet para construir diversos cenários do que é segurança para ele.

Ex: Saber quando o filho chega da faculdade? Se tem alguém com um comportamento suspeito olhando a casa? Se o dog walker levou o cachorro para passear? Se o mesmo carro fica parado na frente da casa?

A diferença é que este sistema faz o “reconhecimento” é possível identificar se é o mesmo carro, a mesma pessoa, e adicionamos análise comportamental nisso. Além disso,  em uma multidão é possível verificar instantaneamente se alguém tirar um arma de fogo.

Tudo isso com privacidade, porque não há nenhuma pessoa monitorando, somente o usuário e a inteligência artificial.

A Gryfo utiliza a tecnologia na interpretação de imagens, desdobrando em ações em tempo real. Na Exposec, apresenta as soluções GRYFO SMART CAM, câmera inteligente de simples instalação e monitoramento utilizando inteligência artificial; a GRYFO API, sistema para empresas de monitoramento adicionarem inteligência artificial para melhorar sua comunicação com cliente e monitoramento e o GRYFO PROJECTS, projetos sob demanda para residências, condomínios, bairros, cidades e empresas, utilizando inteligência artificial para auxiliar na melhoria da segurança. Com tecnologia da câmera baseada em inteligência artificial e aprendizado de máquina, a solução GRYFO Smart Cam, utiliza as mais modernas técnicas de inteligência artificial combinada com a pericia de um grupo de especialistas. O aplicativo enviará mensagens ao usuário sempre que detectar uma situação de risco, de alerta, ou quando precisa de mais informações. Cada frame passa por + 42 camadas de tratamento de imagem onde, são analisados 16.175.385 parâmetros, diretos na câmera. Assim, apresenta-se para o usuário o índice de ameaças, e um alerta é enviado avisando antes o que pode acontecer. Parte do processamento é feito na própria câmera. Todos os dados são criptografados e, o único modo de acesso é através do celular do usuário, e com o modo único de configuração, garante-se que mais ninguém terá acesso a essa informação.

Máquinas de fumaça de segurança

As máquinas de fumaça de segurança é um sistema que dispara fumaça e sirene quando detecta o invasor. A sala fica cheia de fumaça e seus bens protegidos até a chegada da polícia. As máquinas de fumaça de segurança tomam o ambiente por completo, em poucos segundos – cobertura de neblina em ambiente de 150m3 em 30 segundos. O objetivo é impedir que o invasor visualize algo e para tentar evitar a ocorrência de furto. Assim que o indivíduo entra no local, o sensor embutido na máquina (com amplitude de 190º) detecta a pessoa em um raio de até 12 metros da máquina, disparando a fumaça automaticamente e disparando a sirene. A fumaça não é tóxica e desaparece depois de um grande período de tempo (conforme a ventilação) sem deixar resíduos. (expositor: Resposta Imediata)

Sensores com maior sensibilidade em baixa luminosidade e infra-vermelho:que apresentam como benefícios melhoria na qualidade de imagem e melhor relação sinal ruído, principalmente em condições com pouca luminosidade. Reprodução de cores/ Condições de baixa luminosidade/ Alta resolução (expositor: Sony)

origem: http://exposec.tmp.br/

Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’                                                                                                                                                   

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.