Brasileiro induz caos no laser para aumentar segurança na internet

Caos como segurança

Pesquisadores da USP em São Carlos (SP) idealizaram um mecanismo inédito e inacreditavelmente simples para dificultar o acesso não autorizado – também conhecido como espionagem – a informações trafegando em redes de fibras ópticas.

Thiago Raddo e Ben-Hur Borges manipularam o laser comumente usado nas telecomunicações para alterar o padrão de transmissão dos dados por fibra óptica.

Normalmente o sinal de luz emitido pelo laser percorre a fibra com um certo padrão. A técnica consiste em tornar esse padrão completamente imprevisível, sem impedir que a mensagem seja compreendida quando chegar ao destino.

“A partir do momento que um sinal de luz desordenado é usado para transmissão de dados, se torna muito mais difícil um usuário não autorizado ou um espião ter acesso à informação que está sendo enviada ao destinatário,” explicou Raddo.

Pressão mecânica

Já existem equipamentos geradores de caos para aplicações ópticas, mas eles são grandes e caros, inadequados para aplicações no dia a dia.

Assim, o que se destaca na solução proposta por Raddo é a simplicidade: para gerar desordem no sinal emitido, o laser recebe uma força mecânica externa gerada por um suporte de alumínio.

“O laser atua sem nenhum aparato complexo ou qualquer tipo de realimentação óptica. Isso é inédito na ciência atual,” disse Raddo, destacando que a solução é de baixo custo e pode ser facilmente implantada.

A imprevisibilidade gerada pelo laser equivale à criptografia da informação, oferecendo uma camada adicional de segurança.

Ainda não há previsão para a tecnologia entrar no mercado porque ainda são necessários alguns desenvolvimentos para sua aplicação prática. Mas Raddo já sabe o que precisa fazer: “Vamos estudar outras abordagens, aprimorar o que foi desenvolvido e aguardar o interesse da indústria.”

Origem: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=brasileiro-induz-caos-laser-aumentar-seguranca-internet&id=010150180205

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.