NVR híbrido ou VMS, qual a melhor solução para o meu sistema de vigilância?

Listen to this article

Distribuidora Axyon explica as diferenças entre os sistemas para os projetos de videomonitoramento

Na hora de escolher um sistema de controle e gravação das suas imagens de segurança, é comum que hajam dúvidas. As principais opções para quem utiliza câmeras IP são o NVR híbrido e o VMS. Mas qual dos dois apresenta o melhor desempenho?

Qualquer que seja sua escolha, os dois sistemas farão um excelente trabalho de gravação e salvaguarda do seu vídeo de vigilância. Mas um deles provavelmente será uma melhor opção considerando as necessidades do seu negócio. Então, como escolher?

Continue lendo e veja os pros e contras de cada solução para decidir qual a melhor para seu sistema CFTV!

O que é o NVR híbrido?

O NVR vem da sigla em inglês Network Video Recorder e é uma solução plug-and-play, o que significa que é ótimo para empresas com conhecimento de TI limitado. Ele pode simplesmente ser conectado às suas câmeras compatíveis com o sistema e estará pronto para uso.

O vídeo é transmitido em uma rede dedicada separada, por isso não sobrecarrega sua rede corporativa, deixando-a livre para lidar com o tráfego diário regular. Os NVRs são projetados para gravação de vídeo para que eles estejam repletos de recursos que garantam desempenho e confiabilidade superiores.

O NVR híbrido é extremamente seguro e menos suscetível a vírus. Uma das maiores vantagens em utilizar essa solução é a flexibilidade que ela fornece. Os NVRs híbridos suportam sistemas que usam todas as câmeras analógicas ou IP, ou uma combinação de ambas, permitindo que as empresas transitem para uma solução totalmente IP, conforme o orçamento o permite.

A capacidade, no entanto, é uma desvantagem potencial para a solução NVR. As configurações típicas do NVR híbrido variam de 4 a 32 canais de vídeo, o que é mais do que suficiente para uma loja de varejo típica, mas pode não fornecer suporte de câmera suficiente para uma implantação em grande escala em uma indústria, por exemplo.

A capacidade de armazenamento também é finita. Você pode atingir a capacidade total com base no número de câmeras que você conectou, no número de discos rígidos embutidos disponíveis e na qualidade do vídeo que você está gravando.

Além disso, se você quiser armazenar muitos vídeos de alta definição por períodos prolongados (ou mais vídeos do que um NVR híbrido normalmente é projetado para segurar), você precisará adicionar um sistema de arquivamento, como um dispositivo NAS (Network Attached Storage) ou Unidade RAID.

Em seguida, outras considerações entram em jogo, como o formato de transmissão do vídeo para o computador da sua empresa e a largura de banda disponível em sua rede.

Como funciona a solução de software VMS?

A solução VMS é uma aplicação que você adiciona à sua infraestrutura de rede de TI existente, geralmente trabalhando com a equipe de TI interna. Uma vez instalada, uma solução de vigilância VMS pode ser facilmente gerenciada como qualquer outro aplicativo de software que esteja sendo executado no ambiente operacional do dia a dia da sua empresa.

Os protocolos de segurança de TI existentes salvaguardam o sistema de acesso não autorizado, vírus e assim por diante. Uma solução VMS é executada como software instalado ou em um ambiente virtual, permitindo que ele se ajuste facilmente ao seu negócio.

Você pode adicionar câmeras de vigilância, aumentar as taxas de quadros e armazenar o vídeo pelo tempo que quiser. Você também não precisa decidir de antemão quais serão seus requisitos de vigilância de vídeo: o sistema é facilmente escalável, podendo acompanhar o crescimento do negócio.

Se você precisar adicionar vigilância a uma nova ala de seu prédio, por exemplo, o VMS permite que você faça isso de forma perfeita. E você não está limitado por uma contagem máxima de câmeras, desde que seu departamento de TI possa expandir os recursos de rede atribuídos à vigilância por vídeo para assegurar suporte adequado para o serviço estendido.

Uma desvantagem potencial para usar uma solução VMS é o requisito para as câmeras IP. Organizações que usam câmeras analógicas ou uma combinação de analógico e IP devem substituir todas elas por novas câmeras IP ou adicionar codificadores para digitalizar o fluxo de vídeo analógico antes que ele possa ser transportado pela rede e armazenado.

Mas então, qual solução faz mais sentido?

A resposta a essa pergunta depende da sua empresa. Uma solução de NVR híbrido provavelmente faz mais sentido se:

  • Você precisa de menos de 32 câmeras por local;
  • Você não prevê um crescimento significativo no número de câmeras necessárias no futuro;
  • Você tem uma organização de segurança com uma compreensão profunda dos ambientes de segurança física ou tem poucos recursos de TI no local.

Já uma solução de software VMS será ideal se:

  • Você já possui habilidades e conhecimento de TI internos para executar o software;
  • Existe um sistema de gerenciamento empresarial que possui a capacidade de computação e armazenamento para lidar com a nova aplicação;
  • A cobertura do sistema de vigilância é grande ou uma expansão futura já está planejada.

É importante notar que existem plataformas de gerenciamento de vídeo disponíveis para poder integrar ambas as soluções. Organizações com múltiplos pontos de presença provavelmente desejarão escolher uma solução de NVR híbrido para locais mais pequenos e um VMS para suas operações regionais.

Em seguida, torna-se crucial que você escolha soluções baseadas em padrões que possam ser integradas em uma única plataforma de gerenciamento. Nem todas as soluções permitem que você faça isso. Certifique-se de selecionar um fornecedor que ofereça uma gama de soluções flexíveis e baseadas em padrões e as ferramentas necessárias para gerenciá-las.

Origem: http://www.revistadigitalsecurity.com.br/2018-02-artigo-nvr-hibrido-ou-vms-qual-a-melhor-solucao-para-o-meu-sistema-de-vigilancia-2759751

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.