Cientistas criam robô luminoso tão leve quanto um vaga-lume

Listen to this article

Com peso de um clipe, pequenos vaga-lumes robôs enviam comunicados importantes através de luzes e movimentos especiais. Saiba detalhes sobre o inseto robótico inventado.

Pesquisadores da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, desenvolveram um modelo de robô que se assemelha a um vaga-lume. Com o mesmo peso de um clipe de papel, a invenção é capaz de voar sozinha e enviar comunicados para fins especiais.

Quando em grupo, esses pequenos insetos robóticos podem emitir diferentes luzes e voam em distintas posições quando identificam algo que está programado no sistema. O método imita a própria natureza, em que vaga-lumes e abelhas usam esse tipo de comunicação para avisar quando encontram comida ou estão em perigo.

Para que o robô conseguisse voar, os cientistas desenvolveram pequenos músculos artificiais que imitam o batimento das asas de insetos. Esses vaga-lumes carregam uma eletroluminescência, com luzes que mudam de cor de acordo com a situação em que o inseto se encontra. Para que o vaga-lume continuasse tão leve e conseguisse voar sozinho, não houve a instalação de câmeras nos robôs.

Por enquanto, a técnica utilizada de eletroluminescência tem sido suficiente para enviar comunicações importantes e até baratear o custo desse pequeno robô.

origem: Cientistas criam robô luminoso tão leve quanto um vaga-lume | Robótica | TechTudo

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.