ViaRio implementa tecnologias de sonorização e videomonitoramento Bosch

Listen to this article

Cerca de 50 mil veículos circulam diariamente no trecho da via expressa Transolímpica, administrado pela concessionária ViaRio, na cidade do Rio de Janeiro. No total, são 13 quilômetros de estrada com túneis de dois quilômetros de extensão em cada sentido. Para garantir a eficiência na gestão do tráfego e a segurança dos usuários foram necessários investimentos em tecnologias de ponta, afinal, lidar com milhares de vidas requer uma estrutura preparada para agir assertivamente em diferentes situações.

Garantir a correta compreensão das mensagens por parte dos motoristas dentro de um túnel foi o desafio da Bosch. Para isso, o projeto de engenharia desenvolveu um sistema robusto de áudio com tecnologia IP digital, que conta com processadores e amplificadores instalados de forma independente ao longo de toda estrutura e com alto nível de redundância técnica a fim de proporcionar autonomia e evitar falhas de cobertura, respectivamente. A comunicação por zonas dentro da estrutura de forma remota e a opção de manter mensagens pré-gravadas estão entre os diferenciais da tecnologia.

“A solução de sonorização da Bosch está alinhada com o planejamento de segurança da ViaRio, sendo customizada para atender as expectativas da concessionária”, destaca Alex Lameira, gerente de marketing de sistemas de sonorização da divisão de Building Technology da Bosch América Latina. “Nosso objetivo é trabalhar para que o cliente tenha seus resultados maximizados, assim, entender o que ele precisa é fundamental para direcionar as melhores tecnologias e garantir a efetividade das aplicações”, acrescentou.

O sistema de som inteligente da Bosch ainda conta com o recurso embarcado de correções de atraso via processamento digital para evitar ecos e proporcionar a inteligibilidade da comunicação mesmo diante de barreiras como o constante ruído dos carros. Isso acontece graças à inteligência da tecnologia que é autoajustável. Além disso, o tipo de corneta utilizada também faz toda a diferença no que diz respeito a qualidade do som.

Um exemplo que evidencia isso está em ações que vão além da questão de garantir a segurança e o tráfego normalizado. Foi o que aconteceu em dezembro 2017, quando a concessionária ViaRio sonorizou os dois túneis com canções natalinas para surpreender os motoristas e reforçar o clima de Natal. Este tipo de iniciativa não interfere no objetivo principal da solução da Bosch, pois em qualquer situação emergencial, a música poder ser interrompida imediatamente.

A possibilidade de uso do sistema de sonorização de duas formas também é outro diferencial – além da operacionalização remota, diretamente do Centro de Controle Operacional (CCO), a equipe da ViaRio ainda pode acionar o áudio nas salas de controles localizadas nas extremidades de cada túnel, uma alternativa que tem o objetivo de assegurar o funcionamento da solução mesmo no caso de uma eventual queda de rede.

Origem:  Bosch

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.