Monitoramento à distância

Listen to this article

Manter a temperatura de armazenamento correta é algo crucial para o setor de saúde. Por isso, ter acesso ao controle total dos parâmetros de refrigeração neste segmento é imprescindível, especialmente quando se trata de itens delicados como medicamentos, vacinas, amostras, entre outros.

Este é um dos motivos pelos quais é cada vez maior o número de hospitais, laboratórios e indústrias farmacêuticas que investem em sistemas de gerenciamento remoto para controlar suas instalações. Alguns exemplos são a Distribuição de Medicamentos Pamed, a Merk, e o Laboratório da Unimed, que passaram a usar o Sitrad, desenvolvido pela Full Gauge Controls, para controle de temperatura de seus equipamentos. O destaque para os usuários é o fácil acesso às informações, funcionalidade importante que confere agilidade na resolução de eventuais problemas, além da redução de perdas e garantia de qualidade dos produtos.

Atenta às vantagens de monitorar suas instalações à distância, a distribuidora carioca de medicamentos Pamed passou a usar o Sitrad há cerca de cinco anos. Inicialmente, a equipe técnica instalou o sistema em duas geladeiras que armazenam medicamentos termolábeis. Além de implementar as melhores práticas disponíveis no segmento, na época um dos objetivos era também a obtenção de uma certificação. Outra questão que preocupava anteriormente eram os efeitos que poderiam ser causados por variações no fornecimento de energia elétrica ou problemas nos equipamentos. Eventualidades como estas podem significar a perda de medicamentos que, em muitos casos, resultam em um prejuízo considerável. Por isso, para garantir que as geladeiras iriam manter os parâmetros estabelecidos 24 horas por dia, a Pamed passou a usar o gerenciamento remoto como seu aliado. Além de um técnico, o proprietário também recebe os alarmes enviados pelo software. Desta forma, a equipe está conectada e tem a possibilidade de agir com rapidez quando necessário. “Certa vez, em um outro equipamento que ainda não operava com o Sitrad, tivemos um problema técnico que resultou no aumento da temperatura. Isto ocorreu durante a semana, por isso conseguimos reverter a situação rapidamente”, destaca a responsável Técnica, Karina Nogueira. Atualmente a empresa está expandindo sua operação no ramo de medicamentos termolábeis e pretende operar com mais geladeiras em breve, todas conectadas ao Sitrad.

Outro exemplo de uso do gerenciamento remoto no ramo farmacêutico vem da Merk, multinacional que oferece soluções para pesquisas, desenvolvimento e produção de Biotecnologia e terapias farmacêuticas por medicamentos. Eles utilizam o Sitrad há cerca de seis anos, na sua filial de Cotia, no interior de São Paulo, com a versão local do software conectada ao controlador MT-543 Ri Plus. As principais motivações da empresa para a instalação do sistema foram eliminar a necessidade de um profissional dedicado a anotar as temperaturas manualmente, além de ter uma opção mais efetiva e exata para monitorar o comportamento dos equipamentos. Para o supervisor de Almoxarifado e Expedição, Luciano Ramos, outro ponto importante é a agilidade de resposta que a ferramenta propicia: “Temos como tomar uma providência no momento exato, ou seja, não precisamos esperar que o material fique sem refrigeração para agir”, destaca. Ele ressalta ainda o fato de poder receber os alarmes do sistema por e-mail, em tempo real, toda vez que há alguma alteração, pois assim é possível informar os setores envolvidos com agilidade, para que possam encontrar uma solução. “Um exemplo disto é que, quando acontece algum desvio, já temos que montar um plano de ação e monitoramento. Por esse motivo, fizemos algumas melhorias, tais como: implantação de cortina de ar e PVC, alarme para aviso de porta aberta, backup de motores, entre outras”, reforça Ramos.

Origem: Revista da Instalação

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.