Materiais milagrosos da computação já aguentam calor de computadores

Listen to this article

Os promissores materiais multiferroicos já conseguem funcionar na temperatura típica do interior de um computador.

Isso significa que esses componentes, anunciados como “materiais milagrosos” para a computação, podem começar a ser desenvolvidos rumo à escala industrial.

Multiferroicos são materiais que apresentam simultaneamente ordens magnéticas e elétricas, o que significa que seu magnetismo pode ser controlado eletricamente, ou sua condução elétrica pode ser controlada magneticamente, trazendo novos graus de liberdade para o projeto de circuitos digitais, tanto para o armazenamento de dados, quanto para o processamento – você deve estar mais acostumado a eles pelo nome de sua estrutura, conhecida como perovskita.

Tian Shang e seus colegas do Instituto Paul Scherer, na Suíça, sintetizaram uma perovskita à base de cobre e ferro que manteve todas as suas propriedades a até 100 graus Celsius – é bom lembrar que há apenas dois anos se obteve o primeiro material multiferroico a operar a temperatura ambiente, por volta dos 30º C.

“Esta temperatura [agora alcançada] é mais de 60º C maior do que no passado. Embora ainda sejam necessárias mais pesquisas, estamos agora mais próximos de um possível uso desses materiais em computadores,” disse a professora Marisa Medarde, coordenadora da equipe.

Multiferroicos magnetoelétricos

Esta classe relativamente nova de materiais multiferroicos magnetoelétricos inclui várias misturas de elementos químicos com uma coisa em comum: eles simultaneamente contêm pequenos ímãs e uma combinação de cargas elétricas positivas e negativas, os chamados dipolos elétricos.

Dipolos elétricos geralmente podem ser influenciados pela aplicação de um campo elétrico e pequenos ímãs pela aplicação de um campo magnético. Para um material multiferroico, um campo elétrico é suficiente para ambos.

Na prática, os campos elétricos são muito mais fáceis e baratos de produzir e consomem muito menos eletricidade. É isso que torna os multiferroicos magnetoelétricos tão interessantes do ponto de vista econômico.

Origem: Inovação Tecnológica

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.