O que é Internet quântica?

Listen to this article

Tecnologia inovadora promete mais segurança cibernética, mas ainda está longe de ser implementada

A Internet quântica é uma tecnologia que se baseia nos avanços da ciência em relação às partículas subatômicas e promete mais segurança na web em um futuro próximo. A novidade se apresenta como uma solução para os problemas de segurança e roubo de dados que são tão comuns hoje em dia.

Além disso, ela pode ajudar na sincronização dos relógios, melhorar redes de telescópios e aprimorar a tecnologia de sensores. Por isso, é tida como a “reinvenção da Internet”. Apesar de ser promissora, a Internet quântica está engatinhando e ainda há muito para ser descoberto. A seguir, você vai entender melhor como ela funciona e quais são as mudanças que pode trazer.

Para começar, é preciso entender que as redes de Internet quânticas formam um elemento importante da computação quântica e dos sistemas de comunicação quântica. Em termos mais simples, é uma tecnologia que envolve várias partes enviando informações umas para as outras na forma de sinais quânticos. Os especialistas, no entanto, ainda não descobriram o que fazer além disso e, até então, não há uma definição real das possibilidades que isso representa.

Os primeiros passos para a Internet quântica foram dados há cerca de um ano com o lançamento do primeiro satélite quântico, o Micius. Ele foi criado por uma equipe de físicos chineses e, em vez de transmitir ondas de rádio, é capaz de enviar e receber informações codificadas em fótons delicados de luz infravermelha.

De acordo com o físico Jian-Wei Pan, da Universidade de Ciência e Tecnologia da China, que lidera a pesquisa, existe um plano para lançar mais satélites quânticos nos próximos cinco anos. Ele espera que, até 2030, as comunicações quânticas abranjam vários países e estima que em 13 anos todos terão acesso à Internet quântica.

Outra pesquisa mais recente dá mais folego para a Internet quântica. Três cientistas do centro QuTech da Universidade de Tecnologia de Delft (TU Delft), na Holanda, revelaram uma espécie de roteiro que explica como essa rede quântica deveria se desenvolver. Segundo a revista MIT Tech Review, a proposta é conectar quatro cidades com um link quântico até 2020. Já um terceiro estudo da Universidade de Chicago planeja estabelecer um elo quântico ao longo de uma distância de 30 milhas.

Origem: Techtudo

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.