Tecnologia para fibra óptica pode deixar Internet 100 vezes mais rápida

Listen to this article

Detectores minúsculos podem ler a informação por meio de espirais de luz

Pesquisadores desenvolveram uma tecnologia para fibra óptica capaz de aumentar em até 100 vezes a velocidade da Internet. O novo dispositivo consiste em um pequeno leitor que detecta a luz torcida em forma de espiral e consegue transmitir informações de forma mais rápida. A novidade é fruto de uma pesquisa realizada pelo Instituto Real de Tecnologia de Melbourne, na Austrália, e publicada na revista especializada Nature Communications (Comunicação Natural, em tradução livre).

A fibra óptica é um filamento flexível e transparente, que utiliza pulsos de luz para transmitir a informação. Atualmente, esse processo acontece através da cor da luz, com uso de uma onda horizontal ou vertical. A nova tecnologia, no entanto, é capaz de carregar a informação por meio de ondas de luz torcidas em espiral, semelhantes ao DNA. Assim, é possível transmitir dados de forma mais eficiente. Os pesquisadores acreditam que a novidade poderá ser usada para atualizar as redes existentes e melhorar o desempenho da Internet.

Esse é o primeiro aparelho nanofotónico do mundo. Pesquisadores nos Estados Unidos já haviam criado uma fibra que poderia torcer a luz, mas ela tinha o tamanho de uma mesa de jantar. A equipe australiana foi a primeira a conseguir adaptar o dispositivo, deixando-o do tamanho de um fio de cabelo. A tecnologia deve abrir caminhos para a comunicação de ultra banda larga super-rápida. Além disso, de acordo com a equipe que criou o protótipo, o aparelho é uma solução viável para a próxima geração de banda larga por conta de seu desempenho, custo e tamanho.

Apesar de ser promissora, a novidade deve levar alguns anos para chegar aos consumidores. A tecnologia ainda deve ser testada por um longo período até que esteja pronta para a comercialização. Além disso, o pequeno dispositivo requer uma adaptação da rede de banda larga, incluindo a utilização de novos cabos. Para isso, é necessário que fabricantes de equipamentos e operadoras de rede aceitem o novo aparelho antes da sua implantação.

Origem: Techtudo

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.