Novo sistema de vigilância chinês identifica pessoas pelo jeito de anda

Listen to this article

Mais um método de vigilância do cidadão empregado pelo governo chinês vem causando preocupações em relação à privacidade dos habitantes do país: a empresa Watrix desenvolveu um sistema de câmeras inteligentes capaz de identificar uma pessoa com bastante precisão apenas pela forma como ela caminha, além de avaliar o formato de seu corpo. As autoridades começaram a implementar esse sistema nas cidades de Pequim e Xangai.

Segundo Huang Yongzhen, CEO da Watrix, o sistema é capaz de fazer a devida identificação de uma pessoa a até 50 metros de distância, efetivamente eliminando a necessidade de closes no rosto, por exemplo. Ele ainda ressalta que as câmeras funcionam com a mesma precisão até quando a pessoa filmada está de costas ou com o rosto coberto. Essencialmente, se há movimento, a câmera vai saber quem é.

“Não precisamos da cooperação da pessoa para saber a sua identidade. A análise de caminhada não pode ser enganada por simplesmente fingir um passo manco, andar com um tornozelo torcido ou com os ombros baixos e debruçados, uma vez que estamos analisando traços do corpo inteiro”, disse Yongzhen.

A implementação vem sendo testada na prevenção de pequenos crimes, como atravessar uma rua com sinal vermelho para pedestres ou identificação de fugitivos em uma multidão. Com a adoção da tecnologia pelo governo, a Watrix já conseguiu angariar cerca de US$ 14,5 milhões.

O governo chinês é conhecido — e criticado por entidades globalizadas — por empregar tecnologias de ponta na vigilância de seus cidadãos: as câmeras da Watrix são um complemento a outro sistema de reconhecimento facial já utilizado pelas autoridades policiais.

Origem: Portal da Segurança

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.