O que é Vídeo Analítico e como ele funciona

Listen to this article

O Vídeo Analítico, também conhecido como Análise Inteligente de Vídeo, ou Video Analytics em inglês, é uma tecnologia capaz de analisar vídeos a fim de detectar e identificar eventos e objetos automaticamente.

É uma solução de inteligência artificial e visão computacional, ou seja, que busca criar máquinas inteligentes capazes de “enxergar”. Se as câmeras são consideradas os olhos de um sistema de vídeo, o vídeo analítico é o cérebro que vai entender o que está sendo visto.

Suas possibilidades de aplicação são inúmeras, desde as mais simples como detecção de elementos específicos, até as mais avançadas como o trackeamento desses elementos na imagem. Por isso, a tecnologia já está sendo aplicada em vários segmentos como entretenimento, saúde, varejo, transporte, segurança, etc.

Estamos na era do vídeo. Câmeras filmadoras já são um artigo comum no dia a dia. Até 2020 elas devem chegar à marca de 1 bilhão em todo o mundo, e estima-se que, até 2019, 80% de todo o tráfego na internet será de vídeos.

A tecnologia de Vídeo Analítico funciona através de um algoritmo que é treinado para reconhecer imagens específicas e movimentos. Na prática, ele pode funcionar de diversas formas diferentes a depender do que se pretende analisar. As principais e mais utilizadas delas são:

Detecção de elementos específicos

O grande diferencial do Vídeo Analítico é a identificação de elementos específicos na imagem, ou seja, ao ensinar ao sistema como um corpo humano se parece, por exemplo, sempre que uma pessoa aparecer nos registros de vídeo, o algoritmo saberá identificá-la. Isso é possível, pois se trata de uma tecnologia baseada em deep learning ou aprendizagem profunda de máquina.

Dessa forma, conseguimos saber diferenciar quando registramos uma pessoa, um automóvel ou um cachorro passando por determinado local.

Cruzamento de Linha Virtual

Neste modo, é possível “desenhar” linhas virtuais sobre locais estratégicos com o objetivo de monitorar todas as vezes que algum elemento atravessar determinada linha. Dessa forma, conseguimos criar cercas virtuais sobre muros e em entradas, por exemplo, que avisarão sempre que algum elemento as ultrapassar.

ROI: Region Of Interest
Assim como podemos criar linhas virtuais, também é possível delimitar Áreas de Interesse, os chamados ROI. Ao invés de monitorar todas as áreas mostradas no vídeo, o que exige um alto nível de processamento do sistema, é possível focar a detecção de elementos específicos em locais específicos.

Sentido do Movimento
Além do movimento em si, é possível identificar qual o sentido que determinado elemento está se movendo. Essa função é muito útil quando associada ao Cruzamento de Linha Virtual para determinar a entrada ou saída de pessoas e automóveis em determinado local.

Reconhecimento de Comportamentos
Além de detectar pessoas, o vídeo analítico também pode ser utilizado para identificar comportamentos. Na segurança patrimonial essa função é amplamente utilizada para monitorar pessoas rondando um local, correndo ou brigas.

Contagem de Elementos
Esta é outra função da tecnologia muito utilizada pelas áreas de Marketing e BI, apesar de ser aplicável para diversas outras finalidades também. A contagem de pessoas em estabelecimentos comerciais, por exemplo, é uma informação importante para o negócio em si e bem difícil de ser mensurada.

Basicamente, você pode ter o vídeo analítico embarcado diretamente nas câmeras, no gerenciador de imagens ou em um computador/servidor.

Origem: Revista Segurança Eletronica

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.