Com novo MacOS, Apple adota recurso que criticava desde o Windows Vista

Listen to this article

Pop-ups para permitir que aplicativos façam alterações no sistema operacional é uma marca da Microsoft e foi profundamente criticado

A indústria de tecnologia é recheada de exemplos de empresas que desdenharam de alguma tendência para precisar segui-la alguns anos depois, como Google e Samsung fazendo piada com a ausência de entrada de fones de ouvido nos iPhones. Agora é a vez da Apple tomar uma decisão que havia virado motivo de piada quando havia sido tomada pela Microsoft na época do Windows Vista.

A mais nova versão do MacOS, de codinome Catalina, implementou um recurso que avisa quando algum software tenta fazer alguma modificação no sistema operacional por questões de segurança. As janelinhas se tornaram frequentes, e surgem de forma recorrente enquanto o usuário usa o computador.

Os pop-ups de aviso estão sendo comparados diretamente com o UAC (Controle de Conta de Usuário) implementado no Windows. O recurso, introduzido no pouco querido Windows Vista, é ativo até hoje: ao tentar instalar um novo programa, por exemplo, você precisa clicar em uma janela do sistema para dar permissão para que ele seja instalado.

Durante a época da clássica campanha publicitária “PC vs. Mac”, na qual a Apple usou o ator Justin Long para promover seu sistema apontando características favoráveis do Mac em relação ao Windows, a companhia não havia perdoado a rival Microsoft pela decisão de implementar o UAC.

Caso você não esteja familiarizado com o inglês, toda a brincadeira do vídeo gira em torno dos pop-ups do Windows. Quando “Mac” diz “Oi, eu sou um Mac”, o segurança no fundo diz “Mac emitiu uma saudação. Cancelar ou aceitar?”; quando o PC responde “E eu sou um PC”, o segurança volta a falar: “você está retornando a saudação do Mac. Cancelar ou Aceitar?”. Toda a interação entre os dois personagens principais é intermediada por um “Cancelar ou aceitar?” porque “PCs têm muitos problemas de segurança”.

O resultado dos novos pop-ups do MacOS tem dividido opiniões nas redes sociais. A ferramenta, por mais que possa parecer incômoda, traz mais segurança para o sistema operacional, dando mais controle sobre o que cada software pode ou não fazer. No entanto, a função pode acarretar algum prejuízo em termos de usabilidade, e isso tem virado motivo de algumas piadas no Twitter.

Origem: Olhar Digital

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.