Novo radar com IA permite que carros detectem objetos nas curvas

Listen to this article
Novo radar com IA permite que carros detectem objetos nas curvas

Um novo tipo de radar desenvolvido pela Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, permite que os carros detectem perigos escondidos nas curvas, ajudando a evitar acidentes e atropelamentos. A novidade, que pode ser instalada em qualquer veículo atual, funciona em conjunto com um sistema de inteligência artificial.

Para criar o sensor, os engenheiros de Princeton adaptaram um radar Doppler, usado para detectar carros em alta velocidade, para “ver” objetos nas curvas. As ondas de rádio emitidas por ele chegam aonde o olho humano, os sensores de câmera e a tecnologia LIDAR não alcançam, atingindo objetos em uma esquina.

Os detectores instalados no veículo recebem o sinal de volta e usam um algoritmo para interpretar se os objetos estão em movimento ou estacionários. Se instalado em um carro autônomo, por exemplo, ele pode alertar sobre a aproximação de um cruzamento perigoso. O vídeo abaixo mostra a tecnologia em funcionamento:

 

Em sua primeira versão, o sistema automatizado só consegue detectar pedestres e ciclistas. No entanto, os responsáveis pelo projeto afirmaram que ele também pode ser ajustado para detectar carros em movimento e outros objetos ocultos em uma curva, além de medir a sua velocidade e a direção.

 

 

origem: Tecmundo

 Sirlei Madruga de Oliveira

 Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

 


Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.