Thunderbolt 4 será compatível com monitores 8k

Thunderbolt 4 será compatível com monitores 8k, revela Intel

Padrão ainda prevê docks com até quatro portas e cabos com dois metros de comprimento; novidade deve chegar ao mercado ainda em 2020

A Intel revelou nesta quarta-feira (8) detalhes sobre o novo padrão de conexões Thunderbolt 4. A novidade apresenta o mesmo limite de velocidade de transferência de dados de 40 gigabits por segundo (Gb/s) do Thunderbolt 3, porém garante aprimoramentos de compatibilidade e segurança.

Um dos destaques é a capacidade do Thunderbolt 4 de estabelecer conexões com um monitor 8k ou dois displays 4K de forma simultânea. A versão anterior oferece suporte apenas para uma tela da menor resolução.

O novo padrão também prevê docks com até quatro portas, sendo que uma delas deve oferecer no mínimo 100W para garantir o carregamento apropriado de notebooks. Além disso, cabos universais do Thunderbolt 4 podem ter até 2 metros de comprimento, sem que a eficiência da conexão seja comprometida.

O protocolo também apresenta PCI Express (PCI-e) de 32 Gbps, frente aos 16Gbps do Thunderbolt 3. Esse aprimoramento permitirá que dispositivos de armazenamento externos transfiram dados a uma velocidade de até 3.000 MB/s. De acordo com a Intel, o padrão ainda estabelece que computadores conectados docks Thunderbolt despertem do modo de descanso a partir de um único toque de usuários no mouse ou no teclado.

Outra mudança importante é que o novo padrão exige proteção Intel VT-d contra ataques de acesso direto à memória (DMA). Como lembra o Engadget, neste ano, foram identificados ataques em que hackers alteravam o firmware que controlava portas do Thunderbolt para roubar dados de usuários.

A novidade deve chegar ao mercado ainda em 2020 por meio do lançamento da linha de processadores Tiger Lake.

origem: Olhar Digital

 Sirlei Madruga de Oliveira

 Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

 


Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.