Anatel aprova frequência 6 GHz para o sinal de conexão

Anatel aprova frequência 6 GHz para o sinal de conexão

Seguindo o exemplo do mercado estadunidense, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) tomou uma nova decisão importante quanto ao uso da internet no Brasil. De acordo com a agência, foi definido que a frequência de 6 GH z será usada exclusivamente para o Wi-Fi 6E (6E de “extended”, ou, estendido, em livre tradução), ou, o “super-wifi”.

A decisão vai contra a expectativa das operadoras do país, que esperavam utilizar a via de conexão para internet móvel. No final do mês de fevereiro, a Anatel havia aprovado os requisitos técnicos para o Wi-Fi 6E

Sinônimo de última tecnologia em conexão sem fio, o Wi-Fi 6E permite o desenvolvimento de roteadores mais eficientes, oferece sinal mais rápido e estável para consumidores domésticos ou em empresas, além de permitir a expansão de recursos de realidade virtual e aumentada para smartphones e computadores.

O novo padrão de redes sem fio passa a contemplar equipamentos que operam na faixa de 5.925 MHz a 7.125 MHz, modificando o atual Ato nº 14.448/2017, responsável por estabelecer os requisitos técnicos de equipamentos de radiocomunicação de radiação restrita.
Considerando possibilidades para implementações futuras, a Anatel também decidiu não estabelecer limite de largura de canal para o Wi-Fi 6E, anteriormente proposto em 320 MHz.

Chegada ao Brasil do super-wifi

Isso não só permitirá mais conexões e maior velocidade, como também poderá diminuir interferências. Como o Wi-Fi 6E tem mais largura de banda disponível, há menos chances de que você e seus vizinhos “lutem” pelas mesmas ondas de rádio.

Mas quanto à chegada no Brasil, é melhor esperar um pouco. Pois, apesar de muitos produtos com suporte ao Wi-Fi 6E serem lançados ainda neste ano, pode levar um certo tempo até que a tecnologia seja incorporada na maioria dos dispositivos.

origem: https://olhardigital.com.br/2021/03/07/pro/o-que-e-o-super-wifi-anatel-aprova-frequencia-6-ghz-para-o-sinal-de-conexao/

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

 

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.