Contra assédio: app da 99 usa inteligência artificial para proteger passageiras

Listen to this article

O aplicativo 99, de compartilhamento de corridas, apresentou nesta sexta-feira (7) duas assistentes virtuais que contam com inteligência artificial para identificar passageiras em situação de maior risco e prevenir assédio.

Chamadas de Pítia e Atena, as tecnologias enviam às passageiras somente motoristas mulheres ou condutores melhor avaliados.

Por meio de análise e mapeamento de corridas, as IAs conseguem identificar as corridas classificadas como de risco, como viagens à noite, trajetos mais longos, chamadas por terceiros, ou partindo de regiões com bares e casas noturnas.

Ao mesmo tempo, os algoritmos das assistentes analisam motoristas nas redondezas das chamadas e atribuem uma pontuação a cada um, baseado em fatores como gênero, nota na plataforma e quantidade de reclamações.

Esse processo é feito em milésimos de segundo e, com as informações coletadas, Pítia consegue selecionar para a corrida apenas os motoristas com maior pontuação de segurança, motoristas mulheres, ou condutores com melhor qualidade de atendimento.

Ao passo que Atena oferece uma camada de conscientização, enviando vídeos e textos aos motoristas antes do embarque das passageiras, orientando-os sobre a importância de manter o profissionalismo e o respeito, além de oferecer dicas de como agir.

Resultados da ação

Em quatro meses de testes antes do lançamento, a 99 afirma que Pítia conseguiu contribuir com a diminuição de 45% do número de ocorrências de assédio sexual contra passageiras. Já Atena, reduziu os casos de violência em 17% em apenas uma semana.

“Com tecnologia de ponta, hoje somos capazes de identificar as situações de maior risco e atuar antes mesmo que um problema aconteça”, diz Pamela Vaiano, diretora de comunicação da 99. “Usar inteligência artificial é o mesmo que ter especialistas em segurança feminina monitorando 24 horas cada uma das corridas do app. Tudo isso em menos de um segundo.”

Há algum tempo a 99 vem investindo em IA com foco em segurança. No ano passado, a empresa já havia relatado que o uso da tecnologia era responsável por diminuir 60% das ocorrências graves.

origem: https://olhardigital.com.br/2021/05/07/pro/contra-assedio-app-da-99-usa-inteligencia-artificial-para-proteger-passageiras/

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.